Famato leva Workshop do Agro para discutir reforma tributária, crédito e prorrogação de dívidas em 23 municípios
Programação começa em 19 de outubro e reúne produtores rurais e profissionais de contabilidade para aprofundar os impactos das mudanças tributárias e financeiras no setor
Ana Frutuoso
Fonte: Sistema Famato
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) inicia, no mês de outubro, o Workshop do Agro, uma programação voltada a produtores rurais e profissionais de contabilidade para discutir mudanças que já impactam ou passarão a fazer parte da rotina do setor. O encontro vai abordar a Reforma Tributária, seus reflexos nas operações do produtor rural, além de crédito e prorrogação de dívidas no agronegócio.
A programação, que percorrerá 23 municípios, começa no dia 19 de outubro, em Tangará da Serra, e segue até o dia 13 de novembro, com encerramento em Cuiabá. A proposta é aproximar os aspectos técnicos dessas mudanças da realidade de quem está no campo e de profissionais que atuam diretamente com as operações do produtor.
Ao longo da programação, especialistas vão apresentar cenários, esclarecer dúvidas e explicar como as novas regras podem interferir na comercialização da produção, na tributação e na gestão financeira das propriedades.
Um dos principais temas será a Reforma Tributária e as mudanças no tratamento das operações realizadas pelo produtor rural. Atualmente, em determinadas situações, é possível realizar a venda da produção sem o recolhimento do tributo naquela etapa. Com a mudança no sistema tributário, essa dinâmica será alterada. O modelo atual deixará de existir, mas o diferimento permanecerá sob novas regras, o que exige atenção durante o período de transição.
A discussão será aprofundada pelo assessor técnico Tributário da Famato, José Cristovão, e pelo professor consultor contábil, Elielton Souza. A programação também abordará a prorrogação de dívidas no agronegócio, tema diretamente relacionado à gestão financeira e à capacidade de planejamento dos produtores.
Ao reunir esses assuntos em uma mesma programação, o Workshop do Agro busca oferecer uma visão mais ampla das mudanças econômicas, tributárias e financeiras que envolvem a atividade rural. A iniciativa pretende contribuir para que produtores e profissionais tenham informações atualizadas para avaliar os impactos das novas regras e tomar decisões mais seguras na gestão das propriedades.
Veja a programação do Workshop do Agro em outubro e inscreva-se. CLICANDO AQUI
Tangará da Serra — 19/10, às 7h
OAB-MT – Subseção de Tangará da Serra
Nova Mutum — 20/10, às 7h
Sindicato Rural de Nova Mutum
Lucas do Rio Verde — 20/10, às 16h
Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde
Sorriso — 21/10, às 7h
Sindicato Rural de Sorriso
Sinop — 21/10, às 16h
Sindicato Rural de Sinop
Colíder — 22/10, às 16h
Sindicato Rural de Colíder/Parque de Exposições
Juara — 26/10, às 7h
Sindicato Rural de Juara – Auditório Ricardo Rozolin
Brasnorte — 26/10, às 16h
Sindicato Rural de Brasnorte