Logo CNA

Mato Grosso

Famato Embrapa Show promove quatro painéis temáticos
Whats App Image 2022 06 06 at 16 14 25

Evento, que começa dia 22, aborda solos, sustentabilidade, manejo de pragas, agroenergia, sistemas integrados e projeções de safra na programação técnica

6 de junho 2022

Além de atividades imersivas, equipamentos, maquinários e estandes interativos, o Famato Embrapa Show apostou em uma programação técnica diversificada para mostrar algumas das tecnologias que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem para otimizar ainda mais o agro mato-grossense.

O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com Embrapa Agrossilvipastoril e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), ocorre de 22 a 24 de junho, em Cuiabá-MT. Após um intenso trabalho de curadoria, mais de 60 tecnologias produtivas foram identificadas e serão expostas seja em formato demonstrativo, na Mostra Tecnológica, ou na programação técnica.

As palestras e painéis serão realizados no auditório principal do Cenarium Rural. A programação começa na abertura, com a palestra magna de Alysson Paolinelli , ex-ministro da Agricultura e um dos fundadores da Embrapa. Nos dias seguintes, o formato prevê a realização de três palestras com pesquisadores da Embrapa e um debate temático – sempre das 8h às 10h e das 14h às 16h.

No segundo dia (23), quinta-feira, a programação técnica começa com o painel sobre Solos Sustentáveis . Às 8h, Ademir Fontana (Embrapa Solos/RJ), palestra sobre caracterização e potencial de solos arenosos para a agricultura. Em seguida, Júlio César Salton (Embrapa Agropecuária Oeste/MS) fala sobre opções de sistemas e de plantas para a cobertura de solo e formação de palhada. Rafael Nunes (Embrapa Cerrados/DF) vem em seguida, com uma palestra muito aguardada pelos agricultores de diferentes cadeias produtivas: “nutrição de cultivos em tempos de preços elevados de fertilizantes”. A chefe-geral da Embrapa Solos (RJ), Maria de Lourdes Brefin, fecha a programação com um debate com os pesquisadores.

O painel da tarde do dia 23 tem como tema Agroenergia e começa com Bruno Galveas Laviola (Embrapa Agroenergia/DF) falando sobre opções de oleaginosas de segunda safra para produção integrada de bioenergia e bioprodutos. O tema segue com Alexandre Alonso Alves (Embrapa Agroenergia/DF) mostrando oportunidades e alternativas de matérias-primas para biocombustíveis e outros bioprodutos. Já Ricardo Luis Radis Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves/SC) abordará a produção de biogás usando dejetos da pecuária intensiva. O painel fecha com o debate moderado pela chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril (MT), Laurimar Gonçalves Vendrusculo.

Na sexta, 24, pela manhã, o painel de Sistemas Integrados começa com Maurel Behling (Embrapa Agrossilvipastoril/MT) falando sobre a relação entre biomassa e a produção de etanol de milho em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Seu colega de unidade, Flávio Jesus Wruck fala em seguida sobre produção em sistemas de ILPF, e depois dele é a vez de Roberto Giolo (Embrapa Gado de Corte/MS) mostrar a produção de carne e leite em sistemas de Baixo Carbono. O debate final será conduzido pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril e um dos coordenadores técnicos do Famato Embrapa Show, Austeclinio Lopes de Farias Neto.

O último painel do evento ocorre na tarde de sexta (24) com o tema Atualidades no Manejo Integrado de Pragas. Os trabalhos começam com Adeney de Freitas Bueno (Embrapa Soja/PR) tratando do controle biológico de pragas, seguido por Rafael Major Pitta (Embrapa Agrossilvipastoril/MT) e as experiências de manejo regional da resistência de pragas e táticas de controle. Logo depois, Samuel Roggia (Embrapa Soja/PR) palestra sobre tecnologia de aplicação e o debate será conduzido por Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (PR).

O encerramento do Famato Embrapa Show terá ainda duas apresentações no auditório principal. A partir das 16h30, o CEO da consultoria Céleres, Anderson Galvão, antecipa cenários e perspectivas da agricultura brasileira para a safra 2022/2023 . Em seguida, o ex-ministro e ex-presidente da Câmara de Deputados Aldo Rebelo sobe ao palco para tratar dos dez anos de aprovação do Código Florestal Brasileiro .

A previsão dos organizadores é de que cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e consultores ligados ao agro participem do Famato Embrapa Show.

Confira a programação na íntegra clicando em https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/ .

Fonte: Ascom Famato/Embrapa

Matérias Relacionadas