Logo CNA

Mato Grosso

Famato Embrapa Show divulga 19 apps para o produtor rural
Whats App Image 2022 06 09 at 08 49 40

Evento reúne tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que podem ajudar o agro de MT ser mais ainda eficiente e sustentável

9 de junho 2022

Com mais de 60 soluções expostas, a Mostra Tecnológica do Famato Embrapa Show é uma boa demonstração do quanto a tecnologia digital faz parte do cotidiano rural. O evento, que ocorre de 22 a 24 de junho em Cuiabá, apresentará 19 aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para auxiliar homens e mulheres do campo a produzirem de forma ainda mais eficiente e sustentável.

Austeclínio Lopes de Farias Neto, coordenador técnico do Famato Embrapa Show, explica que a seleção para a mostra seguiu diversos critérios, sendo um deles a exposição de tecnologias finalizadas já disponíveis ao mercado. “Definimos soluções que, na avaliação da equipe técnica, têm maior potencial de impacto para as cadeias de grãos, fibras, bioenergia e carne em Mato Grosso”, afirma.

Entre elas, está o Pasto Certo, app desenvolvido para ajudar o produtor a escolher a melhor variedade de forrageira e suas principais recomendações de manejo e restrições. Para garantir a sombra tão desejada pelo rebanho nas fazendas, o aplicativo Arbopasto é uma ótima alternativa: ele indica quais, dentre 51 espécies nativas, são as mais adequadas à cada pastagem. Ainda para a pecuária de corte, o ControlPec auxilia na gestão da fazenda e o Suplementa Certo ajuda a calcular o custo-benefício da suplementação na seca.

Para os sistemas de produção de suínos e frangos de corte, um dos destaques é o Custo Fácil, que auxilia tanto o produtor quanto a assistência técnica a estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja.

Na agricultura, aplicativos como o Afere, que calcula a recomendação de adubação, o Zarc-Plantio Certo, que traz informações sobre as janelas de plantio, e o Programa de Seguro Rual, são exemplos que facilitam a vida do agricultor.

Já o Dr. Feijão é um aplicativo que orienta sobre como otimizar o sistema produtivo do feijão comum, fornecendo informações sobre o desenvolvimento da planta e formas de manejo para controle de pragas e doenças. O sistema também libera publicações técnicas e permite que o produtor encontre parceiros para adquirir sementes, além de permitir o contato direto com a Embrapa.

A imersão no universo de tecnologias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária de Mato Grosso foi idealizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) ainda em 2019. Agora, já no formato de evento interativo, está sendo organizado em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

A Mostra Tecnológica do evento poderá ser conferida no dia 22 de junho, das 18h às 22h, e nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 18h, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Acesse a programação e a lista de tecnologias que serão apresentadas no Famato Embrapa Show em: https://bit.ly/FES2022site . As inscrições já estão disponíveis.

Fonte: Ascom Famato/Embrapa

Matérias Relacionadas