Mato Grosso
Famato e lideranças do Agro discutem comercialização da produção na divisa de MT e PA
Iniciativa busca evitar prejuízos aos produtores
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelos diretores, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), participou de uma reunião de alinhamento sobre a comercialização da produção agrícola e pecuária na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará, nesta quinta-feira (23/02).
Estiveram presentes o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Rogério Gallo, a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele Almeida, o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), o superintendente do Instituto Mato Grosso de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, representantes da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fórum Agro e corpo técnico do Indea e Famato. O encontro aconteceu no Edifício Famato, em Cuiabá.
Decisão - Em 2020 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o limite territorial entre Mato Grosso e Pará. Na ação, Mato Grosso pretendia ver reconhecida, como parte do seu território, extensão de terra incorporada ao Pará em 1922.
Devido a decisão, produtores rurais que vivem na região da divisa entre Mato Grosso e Pará podem ter sua renda comprometida. A área que esteve em litígio soma mais de 2 milhões de hectares em solo paraense, onde existem cerca de 400 propriedades com documentação fundiária, sanitária e fiscal registrada em Mato Grosso.
Com a determinação do STF, os produtores terão que migrar a inscrição para as bases do Pará. Entretanto, quando fizerem isso, estarão passíveis de cobrança da alíquota de 12% ICMS na compra de insumos e a comercialização da produção, que – por questões logísticas – são feitas em Mato Grosso.
Para que os produtores não tenham uma perda muito grande, não fiquem inviabilizados na sua produção, a Famato ao lado do setor produtivo busca solucionar a situação juntamente com os governos de Mato Grosso e Pará.
Participou por videoconferência o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Paranaíta, Ivan Moreno de Jesus.
Matérias Relacionadas

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Martha Gabriel traz reflexão sobre inovação para profissionais da pecuária
Inovação foi o tema da palestra de Martha Gabriel na manhã desta sexta-feira

Decisão do TRF torna Famato e o Imea “amicus curiae” em Ação Civil Pública
Com a preocupação em resguardar os direitos de propriedade do produtor rural de Mato Grosso, a Famato, representante legal da categoria, ingressou com um pedido de participação como “amicus curiae” na Ação Pública citada, o que foi deferido com a ressalva de que a entidade de classe poderá trazer benefícios à solução do caso

Famato apoia evento que promove aproximação entre pesquisadores e produtores rurais
Federação foi anfitriã do "Workshop Rumo ao Crescimento Sustentável: Oportunidades para a Agropecuária Mato-grossense na Era da Economia Circular"

Famato participa de reunião com governador para tratar das invasões a propriedades rurais
Entidades defendem o direito de propriedade, constitucionalmente protegido por lei

Presidente do Sistema Famato recebe Moeda Honorífica da Polícia Militar
Honraria é para as autoridades civis e militares que apoiam de forma relevante a PMMT

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros