Logo CNA

São Paulo

FAESP/SENAR-SP oficializará na Agrishow criação do Centro de Excelência da Cana em Ribeirão Preto

Presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles, destaca importância de cluster do setor na região

20 de abril 2022

Por: FAESP/SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Release Agrishow BANNER

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar-SP) oficializará na Agrishow a implantação do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar. A instituição, que propiciará o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, é uma parceria da Federação com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O local de funcionamento será o Centro de Treinamento do SENAR-SP, também em Ribeirão.

“A cidade é ideal para o funcionamento do novo organismo, pois é um grande cluster de cana-de-açúcar e agrega o que há de mais moderno na área no País”, afirma o presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles. O anúncio se soma a diversas atividades da Federação durante a Agrishow, que ocorrerá entre de 25 e 29 de abril.

De acordo com o gerente técnico do SENAR-SP, Jair Kaczinski, Ribeirão já é um grande polo produtor e tecnológico de cana-de-açúcar e o Centro de Excelência reforçará ainda mais essa posição. “A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola no Brasil, é o local ideal para oficializarmos a importante iniciativa”, ressalta ele. A previsão é de que de que o órgão comece a funcionar em dois anos, prevê o gerente técnico.

Outra grande atividade da Faesp na Agrishow será com a Comissão Especial Semeadoras do Agro, que lançou em 8 de março. Trata-se de um colegiado de caráter consultivo, vinculado à Presidência da Federação, com o objetivo de congregar mulheres, direta ou indiretamente ligadas ao campo, para subsidiar a entidade na implantação de ferramentas de valorização e empreendedorismo feminino do campo. Um café-de-manhã, com a presença de 110 empreendedoras do setor agropecuário, está previsto para o evento.

A FAESP/SENAR-SP também promoverá palestra sobre o Selo Arte, criado para identificar e permitir o comércio nacional de alimentos de origem animal feitos de maneira artesanal. O Governo do Estado de São Paulo anunciou, no dia 23 de fevereiro último, o decreto de regulamentação da Lei de Produtos Artesanais de Origem Animal, aprovada em novembro do ano passado. “O decreto incluiu pontos que foram reivindicados pela Faesp, em sintonia com a demanda dos produtores paulistas, por normas modernas e simplificadas, que permitam a ampla regularização da atividade e ampliem as possibilidades de comercialização dos produtos artesanais”, destacou o presidente da entidade.

Técnicos do Senar-SP estarão presentes ao evento para dar orientações sobre temas como Treinamentos, Programas de Digitalização no Meio Rural, Meio Ambiente, Alfabetização e sobre todo o trabalho desenvolvido pela federação em prol da agropecuária paulista.

Kaczinski está otimista com a realização da 27ª edição da Agrishow, que retoma a presença do público, após dois anos de intervalo por causa da pandemia de Covid-19. “Com a ampla adesão à vacinação, acredito que a feira receberá grande público. O evento é a consolidação do agro como um setor essencial para o desenvolvimento econômico do País”, afirma o gerente técnico.

Mais informações:

AGRISHOW 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8 às 18 horas

Acesse Agrishow

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas