Logo CNA

Santa Catarina

Faesc e Senar promovem evento com colaboradores de Sindicatos Rurais
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Objetivo do encontro entre os profissionais é o treinamento para a ferramenta SENAR Nas Nuvens, recentemente atualizada para ficar mais robusta, moderna e funcional

13 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Na manhã desta quinta-feira (9), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) deram início ao 1º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais, em Santa Catarina. O evento tem como objetivo realizar o treinamento de secretárias e secretários dos Sindicatos Rurais do Estado que deverão atualizar conhecimentos para utilizar a plataforma SENAR Nas Nuvens, recentemente atualizada pela DOT Digital Group, empresa parceira das entidades no estado.

De acordo com Fabíola de Luca Coimbra Bomtempo, representante do SENAR Brasil, presente no treinamento, Santa Catarina foi o estado escolhido para fazer o teste piloto dessa atualização, por ter entendido a importância do upgrade tecnológico desde o começo. “A regional tem um corpo técnico muito bom e engajado na atualização de sistemas. Estamos trabalhando com o estado desde o início do ano nessa implantação do projeto piloto e começaremos a utilizá-lo em 2024; depois, vamos aplicar nas demais administrações regionais”, disse.

Também acompanhando presencialmente o treinamento, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explicou que a nova ferramenta facilitará o trabalho de todos os colaboradores, principalmente das secretárias e dos secretários, bem como das entidades parceiras e dos supervisores regionais, que perceberão a diferença no trabalho diário deles. “Estamos empenhados e apostando nessa importante evolução, para que possamos trabalhar com mais eficiência e eficácia em favor do nosso cliente, trabalhador e produtor rural, que é a razão da existência do nosso sistema”, observou.

Para o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Pedrozo, o trabalho de cooperação que já é realizado entre os colaboradores de Sindicatos Rurais, entre eles, os presidentes, secretários, secretárias, supervisores regionais e as equipes técnicas será ainda mais forte. “Ao fazer o treinamento dos profissionais que estão na ponta, nos municípios, estamos possibilitando que eles tenham um trabalho mais ágil a partir da atualização de uma tecnologia que é conhecida deles, mas que vai ficar ainda melhor”, afirmou.

Sobre a ferramenta

O SENAR Nas Nuvens é uma ferramenta de gestão de informações, implementada em 2016 em diversas regionais do Brasil. Ela foi criada para auxiliar as Administrações Regionais nos processos da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS).

Porém, a tecnologia, como um todo, é conhecida por passar por atualizações constantes e, assim, a plataforma também precisou ser atualizada. Luiz Alberto Ferla, profissional que está à frente deste avanço tecnológico, explicou que a partir deste melhoramento, as regiões e os Sindicatos Rurais de Santa Catarina conseguirão colocar todas as informações sobre seus eventos, sejam os cursos presenciais ou os EADs, em uma mesma plataforma.

“Desde o início, no cadastro dos participantes, até como foi o evento, a prestação de contas, a questão financeira, tudo estará centralizado no novo sistema que é mais robusto, moderno e funcional para o participante”, explicou Ferla.

A renovação, realizada em conjunto entre as instituições, levará mais autonomia para as equipes que terão maior facilidade de organização, armazenamento de dados dos eventos e toda a burocracia relacionada a isso, inclusive na prestação de contas. “Além de todo o benefício para nossos colaboradores, ainda tem a questão de que prestamos conta a quem nos audita, e há a necessidade de relatórios detalhados que são importantes para dar essa transparência necessária; a ferramenta vem para facilitar essa etapa também”, finalizou Gilmar Antônio Zanluchi.

O 1º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais é realizado no Hotel Favorita Golden, em São José (SC), e segue até esta sexta-feira (10) com perguntas, debates e diversas trocas de informações, visando a melhoria do sistema para toda a cadeia rural envolvida no processo.

Matérias Relacionadas