Logo CNA

Paraíba

Faepa participa de debate sobre construção de porto de águas profundas
Evento asplan1

10 de março 2020

Por: Comunicação Sistema Faepa Senar-PB

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) participou, nesta segunda-feira (9), de um debate sobre a construção do Complexo Industrial e Portuário da Paraíba, conhecido como Porto de Águas Profundas. O equipamento será instalado em Mataraca, no Litoral Norte do Estado.

O diretor-secretário da Faepa, Alberto Athayde, representou o presidente do Sistema Faepa Senar, Mário Borba no evento. O debate aconteceu na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e reuniu várias autoridades, como senador e ex-governador, José Maranhão, o deputado federal Gervásio Maia e os estaduais Moaci Rodrigues, Ranyere Paulino, Buba Germano e Jeová Campos.

“A construção do porto vai impactar positivamente o agronegócio paraibano. Hoje nós temos várias empresas do setor que tem que enviar os seus produtos para Suape, em Pernambuco, ou para o porto do Ceará para poder exportar. Isso tem um custo alto. Então nossa expectativa é muito alta em relação à retomada desse projeto”, avaliou Alberto Athayde.

O diretor da Faepa destacou ainda que a Paraíba exporta inúmeros produtos do agro, a exemplo de frutas variadas (mamão, abacaxi, entre outros), além do etanol, frango e derivados.

O investimento deverá ser realizado por meio de uma parceria público-privado (PPP) e chegará a R$ 4,2 bilhões. O porto deverá ter um calado de 15 metros, o que permite o acesso de navios de grande porte, podendo receber até 8 desses veículos e também a realização de cabotagem. A distância da costa até o porto será de 7,5 km, de acordo com o projeto.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br