Logo CNA

Paraná

FAEP promove treinamento sobre Imposto de Renda
Receita Federal

Nas quatro turmas nos níveis básico, intermediário e avançado participaram 80 pessoas de 58 sindicatos rurais. Produtores têm até 31 de maio para ficar em dia com a Receita Federal

12 de abril 2022

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

O Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu, em março, quatro turmas de um curso que ensina como fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). No total, 80 pessoas de 58 sindicatos rurais participaram do treinamento de forma online ministrado pelo instrutor Valdecir Mokwa, especialista no tema e que também presta consultoria aos sindicatos rurais, por meio da FAEP, na área de imposto de renda. A ideia foi promover um curso completo voltado especialmente aos colaboradores dos sindicatos rurais do Paraná para esses estarem aptos para repassar informações e tirar dúvida sobre como fazer a declaração.

O procedimento é uma “prestação de contas” anual ao governo federal que envolve os dados das movimentações financeiras na propriedade rural, sempre considerando o período de janeiro a dezembro do ano anterior (ano fiscal). O prazo para enviar a declaração em 2022 vai até o dia 31 de maio.

A declaração é feita de forma virtual, por meio de um software disponível para download no site da Receita Federal. Há a opção de preencher a declaração de forma online e também via aplicativo de celular. A declaração se refere ao que o contribuinte recebeu no chamado ano-calendário anterior. Por exemplo, até 31 de maio de 2022 (exercício) a pessoa física deve declarar os rendimentos de 2021 (ano-calendário).

O produtor rural precisa ficar atento à organização para fazer a declaração corretamente, como enfatiza Mokwa. O especialista alerta para a necessidade de ter em mãos as notas fiscais e comprovantes de pagamento. “É preciso comprovar o que chamamos de efetividade das operações. O principal não é a nota fiscal, mas ter uma prova de que o contribuinte pagou ou recebeu o valor declarado [via transferência bancária, cheque nominal, comprovação de que cheque saiu da conta, entre outros]”, ensina.

Serviço

O produtor rural que tenha dúvidas sobre como declarar seu Imposto de Renda pode procurar o sindicato rural local. Os colaboradores estão qualificados para esclarecer dúvidas e prestar serviços nessa e em outras áreas que envolvem prestação de contas a órgãos regulamentadores de todas as esferas. Para saber o sindicato mais perto, acesse a seção “Sindicatos | Regionais”, no site sistemafaep.org.br .

Matérias Relacionadas