Logo CNA

Alagoas

Faeal sedia encontro do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa

Evento visa apresentar ao setor produtivo as novas estratégias do PNEFA e expor os desafios enfrentados na primeira etapa da campanha de 2019

10 de junho 2019

Por: Paula Nunes - Ascom/Adeal

Gestores da Adeal, Mapa e Faeal discutem detalhes do evento

Texto: Paula Nunes/Ascom/Adeal

Nos dias 11 e 12 de junho, Alagoas recebe a 2ª Reunião do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) do bloco III, composto por Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O encontro é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Governo de Alagoas, através da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A reunião será realizada no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), a partir das 8h.

O evento visa apresentar ao setor produtivo as novas estratégias do PNEFA, além de expor os desafios enfrentados na erradicação da Febre Aftosa, consequentemente, discutir sobre a consolidação da condição sanitária conquistada pelo Estado. Prevê, além disso, discutir pautas para ampliar as zonas livres sem vacinação.

O Plano Estratégico foi criado pelo MAPA para enfrentar os desafios da erradicação da Febre Aftosa, e consolidar a condição sanitária conquistada no país para contribuir com a proteção do patrimônio pecuário nacional, produzindo o máximo de benefícios aos atores envolvidos e toda sociedade brasileira. “Convidamos os presidentes das federações da agricultura de outros estados para participar desta discussão sobre um tema tão importante e que exige o empenho de todos”, ressaltou o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, explicou que o objetivo do encontro é discutir sobre pautas importantes sobre a doença. “É uma oportunidade ímpar para analisar a situação de todo o Bloco, junto aos demais estados pertencentes, e ter a oportunidade de alinhar metas em conjunto”, explicou.

O evento será realizado para um público-alvo específico; servidores do MAPA, médicos veterinários do Serviço Estadual, Instituições de Ensino da Medicina Veterinária, Entidades de Classe, Setor produtivo, Associações, profissionais liberais, Laboratórios, entre outros dos estados de AL, CE, MA, PB, PE, PI e RN, são convidados a participar do encontro.

Matérias Relacionadas