Logo CNA

Faculdade CNA debate sensoriamento remoto na agropecuária
Whats App Image 2020 06 06 at 12 03 03

Palestra contou com professor da Universidade de Brasília

6 de junho 2020
Por Faculdade CNA

Brasília (06/06/2020) – A Jornada Acadêmico-Científico da Faculdade CNA foi encerrada com a palestra “Aplicações do sensoriamento remoto para agropecuária”, na sexta (05).

O tema foi apresentado pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Gustavo Baptista. O professor da Faculdade CNA e secretário executivo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, e estudantes do Programa de Iniciação Científica da instituição também participaram do debate.

O sensoriamento remoto é um conjunto de técnicas utilizadas para a obtenção de informações a distância sobre alvos na superfície terrestre. Os dados são obtidos por meio do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, feito por sensores distantes ou remotos, como satélites, aviões e drones.

“O setor está se modernizando e, cada vez mais, conta com novas opções. O sensoriamento remoto permite monitorar vários aspectos de uma propriedade. Existem bases de imagens e softwares gratuitos e a capacitação está mais acessível. As aplicações do sensoriamento remoto na agropecuária são o nosso presente e futuro”, disse Carlos Frederico.

Com a tecnologia é possível fazer estimativas de produtividade, avaliação de deficiência nutricional e detecção de pragas e doenças, por exemplo. Além disso, permite estimar o vigor de plantas utilizando índices de vegetação, a necessidade hídrica das plantas e as condições do solo de uma área específica, entre outras funções.

O professor da UnB abordou as aplicações do sensoriamento remoto em solos e vegetação, rebanho e infraestrutura e aptidão agrícola e processos erosivos. Gustavo Baptista também explicou as técnicas de espectroscopia de reflectância, espectroscopia de imageamento e sensoriamento remoto hiperespectral.

“Tentei mostrar que existe um mundo fascinante, que os estudantes podem se apropriar e fazer um diferencial no seu trabalho e formação. Quando você domina uma ferramenta como essa, pode fazer trabalhos muito mais amplos e que trazem retornos mais interessantes, seja na produtividade, na extensão rural e no auxílio ao pequeno produtor”, afirmou ele.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas