Logo CNA

Mato Grosso

Fábrica chinesa de colheitadeira de algodão quer expandir negócios em Mato Grosso
Whats App Image 2022 07 15 at 15 45 31

O Sistema Famato recebeu representantes da empresa chinesa Boshiran – Xian Jiang Boshiran Intelligent Agricultural Machinery Co. Ltd.

15 de julho 2022

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O Sistema Famato recebeu nesta sexta-feira (15/07) representantes da empresa chinesa Boshiran – Xian Jiang Boshiran Intelligent Agricultural Machinery Co. Ltd, considerada a maior fábrica de colheitadeiras de algodão da China. A empresa quer expandir os negócios em Mato Grosso e fará testes dos seus equipamentos com os produtores rurais do estado. A visita foi intermediada pelo Instituto AgriHub e pelo CCPIT – Conselho de Promoção do Comércio Exterior com os Países do Brics.

Além de conhecer as oportunidades de negócios no estado, um dos representantes, Zhikui Quian, apresentou as novidades tecnológicas da empresa e acordou com o AgriHub que até o final deste ano enviará duas colheitadeiras para serem testadas pelos produtores de algodão de Mato Grosso.

“Esse mercado é importante para a Boshiran e o Brasil. Temos muita pesquisa e a nossa patente é forte. Fazemos pesquisa para tudo, temos peças de reposição e serviços para oferecer suporte aos clientes”, afirmou o CEO da empresa, Chen Yong.

A sede da companhia fica na região de Xinjiang que concentra 80% da produção de algodão chinesa. “Estamos próximos dos produtores rurais, então conseguimos ter o feedback rápido para desenvolver os melhores produtos”, afirmou um dos representantes.

Esta foi a primeira visita do grupo ao Brasil que ficou impressionado com o desenvolvimento tecnológico e industrial do agro brasileiro. A companhia começou suas atividades na China em 2009 e já desenvolveu 129 patentes próprias, entre elas estão pulverizadores, plantadeiras e colheitadeiras. Além disso, a empresa possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento em quatro cidades chinesas.

“A China é um mercado em potencial para Mato Grosso. Para nós é importante conhecer as oportunidades que existem em maquinários agrícolas. Sabemos sobre a demanda por alimentos dos chineses e o potencial que temos em atendê-los com a produção que desenvolvemos no estado”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de algodão e Mato Grosso está em primeiro no ranking nacional. Cerca de 75% da produção estadual é destinada para a exportação e a China é o principal mercado comprador. Somente no ano passado o país importou 407,97 mil toneladas da pluma mato-grossense.

A empresa de robótica Inlif também fez uma apresentação sobre as tecnologias que desenvolve para a produção agrícola.

O diretor-executivo do AgriHub, Otávio Celidonio, falou sobre a missão do Instituto que faz parte do Sistema Famato, e mostrou as oportunidades do agro e de futuras parcerias com o setor. A coordenadora de Desenvolvimento Regional do Imea, Vanessa Gasch, apresentou os dados do agro de Mato Grosso, especialmente da produção de algodão.

Também participaram representantes do Parque Tecnológico de Mato Grosso, do Instituto Senai de Tecnologia e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia.

Whats App Image 2022 07 15 at 15 46 09

Matérias Relacionadas