Logo CNA

Santa Catarina

ExpoMAR 2024 terá apoio do Sistema Faesc/Senar
CNA IMAGEM PRINCIPAL 3

Feira, programada para o período de 9 a 11 de julho, reunirá o que há de melhor em tecnologias e conhecimentos nas áreas de pesca, piscicultura e maricultura

19 de janeiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina) confirmou apoio e participação na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A feira, programada para o período de 9 a 11 de julho, reunirá o que há de melhor em tecnologias e conhecimentos nas áreas de pesca, piscicultura e maricultura.

A parceria foi firmada nesta semana pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , pela CEO ExpoMAR, Eliana Panty , e pelo presidente da feira e ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Além de envolver na programação as equipes técnicas que atuam na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de piscicultura e de maricultura (produção de ostras), a entidade levará ao evento produtores que fazem parte da ATeG nas duas cadeias produtivas.

Pedrozo ressaltou a satisfação em apoiar uma iniciativa tão importante para impulsionar a competitividade dos setores pesqueiros no mercado. “Além de auxiliarmos no desenvolvimento de uma programação especialmente focada na maricultura e na piscicultura, envolvendo a participação de nossas equipes técnicas, também demonstraremos o expressivo trabalho desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar por meio da ATeG”.

O dirigente frisou, ainda, que a piscicultura e maricultura possuem grande potencial de crescimento. “As expectativas para a ExpoMAR são as melhores, pois teremos tecnologias, conhecimentos e debates sobre as recentes inovações em um só lugar”.

Ao comentar sobre a parceria, Gregolin destacou que o Senar é uma instituição importantíssima, não somente no estado como em todo o país. “Sua participação com estande e apoio, além de mobilização dos maricultures e piscicultores catarinenses seguramente agregará muito ao evento. O Senar/SC também dará sugestões para a formatação da programação que terá mais de 40 especialistas abordando a temática da pesca, da maricultura e da piscicultura. Além disso, auxiliará com temas, sugestões de conferencistas nacionais e internacionais e, certamente, dará uma grande contribuição para a segunda edição da ExpoMAR, que será maior e melhor que a edição de 2023”, frisou Gregolin.

Eliana complementou que a primeira edição, no ano passado, foi um sucesso. “Tivemos um número superior a 2.500 inscritos e mais de 50 empresas expositoras, apoiadoras e patrocinadoras do evento. Foram mais de 18 horas de conteúdo com 55 palestrantes nacionais e internacionais. Nesta segunda edição aumentaremos em 40% a área da feira e a grande novidade são as tecnologias para a piscicultura (aeradores, tanque-rede, alimentadores automáticos, nutrição e genética, entre outras). Anteriormente, o evento envolvia somente pesca e maricultura”.

Eliana reforçou o importante papel do Sistema Faesc/Senar na ExpoMAR destacando a transferência de conhecimento em tecnologia. “Além de oferecer toda a assistência técnica, a entidade orienta também sobre a gestão, que é fundamental para o desenvolvimento tanto da piscicultura quanto da maricultura. Trata-se de um parceiro fundamental porque levará informação e conhecimento para ao produtor durante a programação especial na ExpoMAR”.

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil - International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização da Fundep (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências), SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) e Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

Matérias Relacionadas