Logo CNA

Expoagro 2017: SENAR/MS leva Dia de Campo e capacitações
Expoagro 3 0 02408900 1515060946

Ações vão contribuir para o desenvolvimento do setor de hortifrúti e agricultura familiar

5 de maio 2017
Por Senar

Dinamismo. Essa é a palavra que define a programação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) durante os dez dias da Feira Agropecuária de Dourados – Expoagro 2017, que ocorre entre os dias 12 e 21 de maio. O evento é promovido pelo sindicato rural do município e conta com o apoio do Sistema FAMASUL - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

Na feira, o trabalho do SENAR/MS vai envolver a área educacional e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Nas capacitações de Formação Profissional Rural e Promoção Social serão oferecidos seis cursos: Produção de Conservas de Hortaliças; Fabricação Caseira de Derivados do Leite; Cultivo de Orquídeas; Curso básico em Agricultura de Precisão; Regulagem e Utilização de Pulverizador Autopropelido; e NR 31.8 – Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas.

“Vamos atender a todos os públicos. Os cursos de derivados do leite, orquídeas e hortaliças são demandas que atingem o produtor familiar. E vamos oferecer para o médio e grande produtor, as capacitações que envolvem tecnologias de precisão e norma regulamentadora que é para contemplar a vocação natural da região que é a agricultura”, explica a diretora-secretária do Sistema FAMASUL e coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido.

A atuação do SENAR/MS, em parceria com o Sindicato Rural de Dourados, na Expoagro, vai render duas grandes atividades de Assistência Técnica e Gerencial. Na sexta-feira (19/05) a partir das 7 horas, acontece o Dia de Campo no “Projeto Fazendinha – Unidade Tecnológica de Hortifruti”, no parque de exposições.

A proposta é apresentar o Projeto Fazendinha do Sindicato Rural de Dourados como uma porta aberta a visitas e capacitações pelos produtores, associações, cooperativas, prefeituras e demais instituições interessadas em adquirir conhecimentos nas áreas de fruticultura, olericultura, cultivo protegido, hidroponia, adubos verdes, gestão econômica e demais tecnologias. Serão formados grupos de visitas durante o evento para que os mesmos possam conhecer toda a área do projeto acompanhados de técnicos do SENAR/MS e da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul, que inclusive está implantando um laboratório para pesquisas em fitossanidade dessas culturas dentro do Projeto Fazendinha.

Como Dourados é uma cidade polo, vamos reunir todos os produtores dos municípios vizinhos da região Sul do estado atendidos pelo SENAR/MS e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) como forma de integrar e potencializar a produção. Vamos somar esforços para construir ações efetivas que contribuam para o desenvolvimento do setor de hortifrúti e agricultura familiar”, destaca a coordenadora do departamento de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS, Mariana Urt.

Já no sábado (20/05), será realizado o Dia de Campo da ATeG Mais Leite. Durante três horas os participantes reunidos em grupos vão compartilhar as experiências sobre a bovinocultura leiteira. O giro tecnológico que vai contemplar quatro estações: gestão de resíduos – fertirrigação e compostagem; milho hidropônico; produção de milheto; e aproveitamento de madeira na área rural (enfoque tratamento de eucalipto). “Além da Agraer, o Sebrae tem apoiado o nosso trabalho de assistência técnica levando produtos por meio de oficinas e capacitações que fomentam o empreendedorismo no setor, potencializando oportunidades de negócio”, complementa a coordenadora da ATeG.

Sobre o Projeto Fazendinha

O Fazendinha iniciou há 15 anos e está localizado no parque de exposições João Humberto de Carvalho. A reformulação do espaço, iniciada em novembro de 2015, foi planejada para oferecer fruticultura e horticultura no qual será possível a realização de cursos do SENAR/MS, aulas práticas do curso Técnico em Agronegócio e de parcerias como a escola técnica agrícola de Dourados que leva alunos semanalmente para realizar aulas práticas e participando da manutenção das culturas.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas