Logo CNA

Goiás

Evento de lançamento da V EXPOPEC traz as tendências de preço, gestão e mercado da carne
PHOTO 2022 04 27 08 35 541

Exposição começa em 25 de maio, em Porangatu; Programação técnica reúne especialistas para auxiliar pecuaristas a no planejamento de produção e mercado

27 de abril 2022

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

O Sistema Faeg/Senar, e seus parceiros - Sindicato Rural de Porangatu, Sebrae Goiás, Instituto para o Fortalecimento da Agro (Ifag), Embrapa e Fundepec Goiás - lançam a V Expopec {Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária}, nesta quinta-feira, dia 28 de abril, no Campo Lab (o hub de inovações para o agro), localizado na Faeg, em Goiânia. O evento começa às 17 horas, e oferecerá um “spoiler” das discussões técnicas e experiências gastronômicas que o público poderá prestigiar na Exposição (a ser realizada de 25 a 28 de maio, em Porangatu, com expectativa de superar a marca de R$ 100 milhões em negócios).

Para o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal, Zé Mário, o evento é uma oportunidade para a imersão nas soluções tecnológicas voltadas ao aprimoramento da produção agropecuária no centro-oeste. “Um momento para fomentarmos discussões técnicas e científicas, com valor agregado muito grande, porque permite levar novas tecnologias, colocando à disposição tudo aquilo que a ciência e a pesquisa desenvolvem a favor da pecuária de corte. Áreas que são as grandes responsáveis pelos avanços do setor agro brasileiro, que têm se mantido como forte pilar da nossa economia”, destaca.

Confirmando a tradição de promover debates qualificados que antecipam aos produtores rurais e profissionais do agro, os próximos capítulos do mercado, os organizadores da Expopec farão um bate-papo com o consultor Tayrone Prado e autoridades do setor, sobre a gestão de risco na pecuária de corte, no Lançamento da Exposição. O tema tem tirado o sono dos pecuaristas. Tayrone Prado é instrutor do Senar Goiás, especialista em produção de gado de corte e mestre em ciência animal com enfoque em nutrição de bovinos.

O consultor explica o motivo. “2022 está sendo um ano desafiador para o pecuarista. Estamos com uma super safra de bezerros e o excesso de chuva no centro-oeste afetou a qualidade de pastagens”, diz Tayrone. “O rebanho está grande e temos pouco pasto. Fora estes fatores, muitas áreas de pasto viraram lavoura”, analisa. “Há ainda o alto custo com insumos”, enumera ele. “Então, essa é a hora certa para o pecuarista tomar decisões estratégicas”, adianta o consultor.

Pensando nisso, o foco da programação técnica da Expopec é ajudar o produtor a gerir controle de custos, traçando um paralelo entre oportunidades no mercado nacional, panorama internacional, venda, preço futuro da arroba e confinamento, reforçam os organizadores da Exposição. A equipe afirma que a pauta pode beneficiar a população: porquê ao auxiliar produtores rurais a reduzir custos e melhorar o processo produtivo da carne, o preço dos cortes pode cair para o consumidor final, afirmam.

“Estamos com insumos muito caros e estes impactos refletem no custo de produção”, diz. Há uma alta expressiva nos adubos, somada à crise hídrica na safrinha em boa parte de Goiás e no Mato Grosso”, explica Tayrone. “Ontem tivemos um temporal que detonou plantações em Tôledo. E se olharmos para o mercado externo nos deparamos com os reflexos da crise hídrica na Argentina e no Paraguai, e a de grãos na Ucrânia”, contextualiza o especialista. “A gestão de risco vai ser o grande segredo da pecuária em 2022”, reforça o instrutor do Senar Goiás.

Programação - além de discutir os desafios que afetam a pecuária e estratégias para aumentar a rentabilidade do pecuarista, a V Expopec contará com dezenas de atrações e novidades que serão anunciadas em primeira mão no Lançamento Oficial na Faeg.

Serviço:

Lançamento: 28 de maio, 17h, na Faeg (Rua 87 n.708 St. Sul), em Goiânia.

(O evento começa às 17 horas, e oferecerá um “spoiler” das discussões técnicas e experiências gastronômicas que o público poderá prestigiar na Exposição (a ser realizada de 25 a 28 de maio, em Porangatu)

V EXPOPEC

Data: 25 a 28 de maio de 2022

Local: Parque de Exposições Agropecuárias Hilton Monteiro da Rocha (Av. Brasília n. 1 Porangatu)

Mais informações: expopec.com.br

Instagram: @sistemafaeg

Informações: 62-3096-2226

Comunicação: Sistema Faeg/Senar/Ifag

Matérias Relacionadas