Logo CNA

Mato Grosso

Estrutura dos Centros de Treinamentos para aulas práticas impressiona equipe dos Sindicatos
Hoje 25

25 de julho 2019

Por: Assessoria de Imprensa Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar-MT

"Uma feira de tecnologia". Esta foi a definição do presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Thomaz Alves Correa, sobre o evento "Aprendizagem Vivenciada na Prática", realizado nesta quarta-feira (24.07), no Centro de Treinamento de Sorriso. O presidente acrescenta ainda que ter um Centro tão bem equipado e que pode ser utilizado pelos sindicatos rurais para qualificar mão de obra é uma iniciativa fantástica. "Ter esta estrutura disponível para todos os sindicatos vai nos ajudar a ampliar a qualificação de mão de obra e minimizar um dos principais problemas do setor do agronegócio".

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello Nogueira, concorda com Correa e acrescenta que a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), empresas privadas e sindicatos rurais com o objetivo de oferecer as aulas práticas com o que há de mais moderno no mercado também facilitará a evolução e a inovação dos parques de máquinas das propriedades rurais. "Com a entrada de máquinas cada vez mais modernas no mercado é necessário investir constantemente em tecnologia e em qualificação"

Os mobilizadores dos Sindicatos Rurais também aplaudiram a iniciativa. "Depois de conhecer o que os CTs ofertam ficou muito mais fácil mobilizarmos as turmas para fazerem os treinamentos nestes Centros. Ofertar cursos com tanta tecnologia é um ganho para todos", enfatiza Rosa Leite Cezário, mobilizadora do Sindicato Rural de Cáceres.

Assim como Rosa, as mobilizadoras de Diamantino, Jaqueline Ascari e a de Nossa Senhora do Livramento, Iracema de Oliveira também ficaram bastante entusiasmadas com o que viram no evento "Aprendizagem Realizada na Prática". "Eu já conhecia o CT, mas não tinha noção do que era ofertado. Volto com novas ideias e também já tenho em mente quais são as turmas que vou mobilizar para fazerem treinamentos nos CTS", enfatiza Jakeline.

Já Iracema pretende mobilizar uma turma para fazer o treinamento de drone nos CTs. "Eu não conhecia a estrutura dos Centros de Treinamentos e fiquei impressionada com tanta tecnologia", destaca Iracema. Ela conta que o Sindicato de Nossa Senhora do Livramento atende 98 comunidades rurais. "Toda estrutura ofertada para ampliar a qualificação de mão de obra é importante para nós".

EVENTO - "Aprendizagem Vivenciada na Prática" tem como objetivo a troca de conhecimento. Mais que isso, o evento foi para mostrar as tecnologias ofertadas dentro dos Centros de Treinamentos utilizadas nos cursos. Ao todo, 18 empresas parceiras fizeram demonstração de seus produtos no evento realizado nos CTs de Campo Novo e Sorriso nesta semana.

Os sindicatos podem demandar junto ao Senar-MT os treinamentos ofertados dentro do CTs. A ideia é ampliar cada vez mais o número de parceiros para garantir o aprendizado prático para os participantes dos treinamentos realizados pelo Senar-MT.

TREINAMENTOS OFERTADOS nos CTs

Aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido

Aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador tratorizado

Armazenamento de grãos

Manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos

Mecânico de tratores agrícolas

Operação de colheitadeiras de grãos

Operação de tratores agrícolas

Operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo

Qualificação – Operador de máquinas agrícolas

Regulagem e operação de implementos agrícolas

Regulagem e operação de implementos agrícolas para semeio

Manutenção de tratores agrícolas

Operação e manutenção de pivô central

Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar-MT

Matérias Relacionadas