Logo CNA

Paraíba

“Estamos chegando em um nível que nunca tinha visto”, diz apicultor assistido pela ATeG
Casal apicultores pb

24 de fevereiro 2022

Por: Ascom Faepa/Senar-PB

Edilson Alves e Ivaneide Santiago

O casal de apicultores Edilson Alves e Ivaneide Santiago, residentes no Sítio Trapiá, no município de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, começou a receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) há nove meses .

A frente da atividade, com o marido, Ivaneide já participou de três cursos de capacitação ofertados pelo Senar. Wendel Maciel, técnico de campo do Senar, faz questão de enfatizar o ótimo trabalho dos dois e destacar a participação dela na atividade.

“Eles estão fazendo um excelente trabalho em conjunto, com enxames bem sequenciados. Tanto ele quanto a esposa participaram das capacitações que foram de grande ajuda para todos nós. Ele também tem uma grande ajuda da Ivaneide, que é muito participativa e bota a mão na massa mesmo”, diz.

A propriedade que antes precisava de adequações, começou a apresentar mudanças após a chegada da ATeG. Tendo início com a limpeza da área e com a alimentação, disse o técnico. “Chegamos com a alimentação e quantidade de tempo adequada. O apiário estava com todas as colônias em estado precário e ele estava muito nervoso até a gente chegar com as orientações certas. Eles não tinham o hábito de anotar, hoje em dia quando chego ele já vem com todas as informações gerenciais anotadas”, pontuou Wendel.

Favo antes da atuação da ATeG

Favo depois do trabalho da ATeG

Os apicultores que antes tinham uma estrutura reduzida para o desenvolvimento da sua atividade, se mostram satisfeitos com os resultados que vem tendo durante esse tempo de acompanhamento.

“Quero agradecer as pessoas que nos acompanham e nos dão suporte, e ao Senar que graças a assistência estamos chegando em um nível que nunca tinha visto. Eu sei que isso é o mínimo e que ainda tem muito a acontecer”, diz Edilson.

Além da satisfação em estar tornando a sua produção lucrativa e passando a observar a atividade como uma apicultura empresarial de maior qualidade, os apicultores tem como objetivo principal no momento, aumentar a produtividade do mel em seu apiário. Ademais também visam expandir a produção da própolis verde da Jurema Preta e igualmente a de extrato de própolis verde.

Com essa nova visão de produção focada na comercialização dos seus produtos, passaram a por em prática o chamado tripé da apicultura. Ou seja, realizar a troca de favos velhos, fazer a alimentação dos enxames no período de escassez(seca), selecionando as suas abelhas geneticamente com características desejadas, preparando-as para o período de florada e mantendo sempre uma rainha nova na colmeia.

O técnico diz que o ponto de partida para que tanto a produtividade, quanto a comercialização do produto avancem é abrir a mente para informações e qualificações na área, e que muitos apicultores participaram dos cursos de capacitação que tiveram em 2021, mostrando um avanço para os apicultores.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas