Logo CNA

Especialistas debatem gestão de custos para melhorar eficiência produtiva em 2023
Circuito campo futuro

CNA promoveu o encerramento do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, na terça (8)

8 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (08/11/2022) – "O uso de tecnologia e a gestão de custos como ferramentas para alcançar a eficiência produtiva” foram os temas que fizeram parte do debate de encerramento do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (8).

Na live foram apresentados os custos de produção de 11 atividades agropecuárias, levantados pelo projeto em 2022, além de palestras focadas em auxiliar os produtores no gerenciamento de suas atividades rurais.

A coordenadora do Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA, Natália Fernandes, moderou o debate entre o sócio e consultor em Agronegócio da Agrinvest Commodities, Marcos Araújo, e o diretor da Terra Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Patussi.

Em sua palestra, Marcos Araújo falou sobre as ferramentas de compra estratégica de fertilizantes para o controle de custos agrícolas e citou como exemplos os mercados futuro e de opções, onde a participação de produtores rurais ainda é baixa. “Antes de iniciar as operações de contratos futuros é necessário compreender todos os riscos envolvidos em derivativos”.

Imagem

O consultor também explicou como efetuar o hedge de fertilizantes, uma estratégia de investimento para proteger o ativo da volatilidade do mercado financeiro. “O produtor deve entrar comprando contrato futuro de fertilizantes para se proteger contra a alta de preços e a indústria contra a queda de preços”.

Em seguida, o diretor da Terra Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Patussi, fez uma palestra sobre a análise gerencial na pecuária, com foco em melhores resultados financeiros. Segundo ele, a análise gerencial é voltada para dentro, munindo os gestores e colaboradores com relatórios que ajudem a melhorar o desempenho da empresa.

“Nesse processo de análise é importante entender o faturamento, que diz respeito à venda e abates de animais; o desembolso, que são os gastos de tudo o que é consumido na atividade durante a safra, mais os investimentos; e a variação de estoque, que é calculada a partir da quantidade de cabeças, quilos dos animais e valor em reais”, destacou.

Imagem

Patussi afirmou que os dois elementos de maior impacto no resultado de uma fazenda e que devem ser estudados são a produção e a margem. “Na pecuária de corte, os elementos que interferem na margem são o desembolso por cabeça e o valor de venda. Já na produção são o Ganho Médio Diário (GMD) e a lotação”.

De acordo com Rodrigo, todo processo produtivo que gera resultados em uma fazenda está ligado a aspectos produtivos e financeiros. “Do ponto de vista financeiro precisamos entender o comportamento e as relações de desempenho”.

Assista a live na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte