Logo CNA

Santa Catarina

Equipes dos Sindicatos Rurais de SC recebem capacitação sobre eSocial, Nota Fiscal Eletrônica e DITR
CNA IMAGEM PRINCIPAL8

Outro curso com a mesma programação terá início nesta segunda-feira em São José

26 de agosto 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Confira o vídeo: https://youtu.be/_GxMYmsvHwQ

Aperfeiçoar os recursos humanos do Sistema Sindical Rural para a prestação de serviço e orientação ao produtor foi o objetivo da capacitação sobre eSocial, Nota Fiscal Eletrônica (Produtor Rural) e preenchimento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR 2022) que o Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveu nesta semana, em Chapecó, no oeste catarinense. O evento ocorreu no Mogano Premium Hotel.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , destacou que os assuntos são de grande interesse dos produtores rurais e é fundamental que estejam preparados para essas obrigações. “Seguimos firmes no compromisso de representar, organizar e fortalecer as atividades rurais catarinenses. Com esses treinamentos estamos oferecendo todo o suporte necessário para que os Sindicatos Rurais auxiliem com segurança os contribuintes do campo sobre as regras que envolvem o e-Social e sobre o correto percebimento da Declaração do ITR ”.

A programação iniciou com explanação da coordenadora do Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi , que também foi mediadora da capacitação. “Esse treinamento é justamente para que as equipes dos Sindicatos levem conhecimento para o melhor atendimento dos produtores lá na base. Com a prestação de serviços e o bom atendimento ao produtor rural, sem dúvida, vamos engajá-los e fortalecer ainda mais a nossa estrutura sindical. Nós precisamos, acima de tudo, levar informação ao produtor rural, orientar quanto às obrigações tributárias e atender as demandas com a prestação de serviço. A Federação e o Senar/SC estão sempre à disposição para capacitar os Sindicatos”.

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó , Luiz Carlos Travi, destacou que a entidade é grata pela oportunidade que a Faesc e o Senar/SC proporcionam para o aperfeiçoamento desses profissionais que são a base no atendimento aos produtores. “Trabalhamos para oferecer todo o suporte necessário para fortalecer a atuação do público do campo e, treinamentos como esses, são essenciais para mantermos nossas equipes preparadas”.

O vice-presidente regional oeste da Faesc, Ricardo Lunardi, destacou que mais uma vez são estratégicas as ações da Faesc/Senar e CNA para capacitar os profissionais dos Sindicatos para que atendam a base da pirâmide dentro do Sistema. “Essa capacitação sobre o ITR, o e-Social e o preenchimento das notas fiscais eletrônicas será essencial para não termos problemas futuros. Isso demonstra a organização da nossa federação, que propicia conhecimentos aos sindicatos da base. Aqui em Chapecó, como sempre, estamos sediando mais um evento que oportuniza a todos os Sindicatos da região se manterem preparados para orientar os produtores rurais”.

O evento também contou com a participação do supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa , que destacou o engajamento dos Sindicatos da região e reforçou a importância da iniciativa para atender o produtor rural da melhor forma possível.

Em seguida, o técnico em atividade de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava , iniciou a abordagem sobre eSocial e Nota Fiscal Eletrônica (Produtor Rural). Segundo ele, a necessidade do produtor rural estar preparado com essas obrigações faz com que os Sindicatos Rurais filiados ao Sistema Faesc/Senar-SC prestem essas orientações ao seu público-alvo para auxiliá-los no momento correto de prestar as informações sobre a venda da sua produção. “Quando o produtor é o responsável pelo recolhimento do tributo envolvido na transação, ou seja, quando vende para um frigorífico, a uma cooperativa ou para outro produtor, geralmente, precisa observar a necessidade de recolher o imposto na operação e, consequentemente, a escrituração no e-Social”.

Emerson explicou, ainda, que o e-Social é um sistema que foi instituído pelo Governo Federal e, desde 2019, a área rural vem sendo trabalhada com essa nova obrigação, tanto que hoje, todas as etapas já estão em vigor. “É mais do que importante que os Sindicatos Rurais estejam preparados para orientar de forma correta sobre essas obrigações que dão direitos aos produtores rurais na hora de reconhecer a aposentadoria ou um benefício previdenciário”.

A programação também contou com palestra sobre o preenchimento da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR 2022) ministrada pelo contador e auditor independente Seres Baum. A declaração deve ser apresentada até o dia 30 de setembro. O palestrante explicou o conceito de DITR, destacando que se trata de uma declaração que deve ser entregue por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural.

Realçou que a DITR deve ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2022), disponível no site da Receita Federal. Também mencionou que continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração, ou ainda a entrega da declaração gravada em conector USB em uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Além de detalhar todo o processo de preenchimento da declaração, Seres salientou que a apresentação depois do prazo deve seguir os mesmos procedimentos de envio, porém com multa de R$ 50 (mínimo) ou um por cento ao mês-calendário calculado sobre o total do imposto devido. Também foram abordados os valores do imposto, as formas de pagamento, além da nota fiscal eletrônica, entre outros.

PRÓXIMO CURSO

Mais uma edição do curso sobre eSocial, Nota Fiscal Eletrônica (Produtor Rural) e preenchimento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR 2022) será promovido pelo Sistema Faesc/Senar-SC nesta segunda e na terça-feira, dias 29 a 31 de agosto , em São José, na Grande Florianópolis. O evento será realizado na Sala Golden do Favorita Golden Hotel e Eventos.

Matérias Relacionadas