Logo CNA

Paraná

Encontro de líderes rurais percorre o Paraná
Encontro CNA

Com proposta de fortalecer a representatividade do campo e despertar novas lideranças rurais, evento do Sistema FAEP/SENAR-PR será realizado em 10 cidades do Estado

8 de junho 2022

Produtores rurais da região Sudoeste do Paraná deram o pontapé inicial em uma série de 10 eventos que vai percorrer todas as regiões do Estado ao longo do mês de junho. Com o tema “Fortalecendo o campo, expandindo horizontes”, a primeira rodada do maior evento de liderança rural do Estado, iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR com apoio do Sebrae, foi realizada nesta terça-feira (dia 7 ), no espaço Gabbana Jardins, em Pato Branco, com a participação de 280 pessoas da região. Ao longo de uma manhã, atividades dinâmicas envolvendo diálogo, música e interação entre palestrantes e o público marcaram o período de trabalho em prol do despertar de novas lideranças.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, reforçou que essa grande mobilização pelo Estado tem como missão estimular a inovação e ampliar a representatividade sindical no setor rural. “Queremos mostrar o que é o sistema sindical e o que ele pode fazer para e pelos os associados. Queremos conclamar a cada um dos produtores para que sejam integrantes ativos do sistema sindical, que desempenhem e exercitem a liderança de modo a serem capazes de trabalhar com a nossa classe e defender os nossos interesses. Esses encontros servem para sairmos ainda mais fortes”, ressaltou.

O diretor superintendente do Sebrae-PR Vitor Roberto Tioqueta, parabenizou os presentes pelo comprometimento com o futuro. “Precisamos cada vez mais pensar no futuro e só conseguiremos fazer isso se desenvolvermos novos líderes. O que está sendo feito aqui não acontece em nenhum lugar do Brasil ou instituição representativa. A produção nós sabemos fazer, o que necessitamos agora é ter entrosamento entre as pessoas, trabalhar em conjunto para cada vez mais debater e conquistar coisas boas para o agro”, reforçou.

A união dos produtores em torno do sistema sindical foi a convocação feita pelo presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná, Ari Reisdoerfer, de Clevelândia. “Temos que nos fortalecer, unir forças e ocupar os espaços, dizendo o que nós queremos aos políticos, afinal é nossa obrigação dizer a eles e cobrá-los”, aponta.

O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, lembrou que o esforço de sindicatos e a FAEP já culminou em uma série de conquistas, possíveis pela sinergia do campo. “Quem não se conecta, está fora, se isola. E o interesse é de todos nós, de estarmos conectados. Costumo dizer que nossos sindicatos e nossas entidades são as nossas ‘capelas’. E elas têm a sua ‘paróquia’, que é a nossa FAEP. Que por sua vez, quando necessário, recorre à ‘diocese’, que é a CNA, que é a Frente Parlamentar Agropecuária e outros espaços nos quais precisamos fazer nossa voz ser ouvida”, comparou.

Palestra

Um dos destaques do evento foi a interatividade. Logo no início, uma adaptação da música “Evidências” levantou a plateia, convocada a interagir com os apresentadores. Em seguida, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação, que começou com um apanhado histórico de como surgiu a necessidade de haver liderança entre os seres humanos. “O ser humano evoluiu e percebeu que poderíamos dominar toda a natureza se andássemos juntos. Desde então, sempre estamos buscando nos unir”, ensinou.

Salamacha conduziu os participantes a pensarem na inteligência como um salto crucial para o desenvolvimento humano. Ele comparou esse salto histórico com a aplicação da ciência e da coragem dos produtores rurais paranaenses em promoverem grandes mudanças na agricultura e pecuária. O plantio direto e as melhorias genéticas nas criações de animais foram dois exemplos que ilustraram o diferencial paranaense na aplicação de conhecimento em prol do desenvolvimento. “Quando todo mundo dizia que não dava, o Paraná foi lá e fez. Existe algo que é mais do que nossa vontade, é nossa responsabilidade”, definiu o palestrante.

Espaços

Encontro CNA2

Em uma segunda parte do evento, os participantes foram divididos em três espaços para tratar de pontos específicos sobre o sistema sindical. Em grupos, os participantes percorreram os ambientes Aprendizagem, Conquistas e Representatividade. Nesses locais, os presentes puderam trocar experiências, conhecer realizações que estão na história do Sistema FAEP/SENAR-PR e também esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da dinâmica da entidade.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas