Logo CNA

Encontro de Jovens da Agropecuária acontece durante 53ª Expoagro
Senarmsweb 1 0 28961000 1515060947

O evento visa o fortalecimento das lideranças jovens do agronegócio em Mato Grosso do Sul

4 de maio 2017
Por Senar

Com o tema ‘Força jovem: novo protagonismo do agronegócio’ será realizada a 1ª edição do Encontro Jovens da Agropecuária – Etapa Grande Dourados, no dia 16 de maio, às 18h, no auditório principal do Sindicato Rural do município. A iniciativa acontece durante a 53ª Expoagro – Exposição Agropecuária de Dourados, promovida no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, entre os dias 12 e 21 de maio.

O evento voltado ao público jovem é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária, (FAMASUL) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) e pelo Movimento Nacional dos Produtores e contabiliza três encontros em Campo Grande. A realização do encontro, em Dourados, tem objetivo de aproximar o público jovem e criar uma rede de contato que auxiliará na busca por informação, conhecimento e trabalho no setor agropecuário.

A supervisora regional do SENAR/MS, Juliana Cascão, responsável pelo atendimento de 17 sindicatos rurais associados ao Sistema FAMASUL, na região Sul do Estado, participa da organização do encontro e destaca que o momento será oportuno para acolher um público que sai da universidade com grandes expectativas profissionais e pouca experiência no mercado de trabalho. “Alguns destes jovens estão rompendo um relacionamento acadêmico de cinco anos, que contava com apoio de professores e orientadores. É importante aproximarmos pessoas com interesses comuns e o público jovem é mais flexível a integração interpessoal”, observa.

Pré-encontro
No final de 2016, o grupo de Dourados promoveu uma ação ambiental, com intuito de promover uma aproximação entre o setor agropecuário e a comunidade, reforçando a preocupação com a preservação do meio ambiente. “Recebemos a doação de mil mudas de árvores que foram plantadas nas margens do Rio Dourados, como forma de contribuir com a sustentabilidade local. Convidamos representatividade jovem de vários segmentos da sociedade e o resultado foi positivo”, explica Juliana, que possui formação em medicina veterinária.

Outra liderança jovem do setor rural e que ocupa atualmente o cargo de 1º secretário do sindicato rural do município é Paulo César Barbosa Vieira. Com formação em Administração Rural e Medicina Veterinária, ele reforça a importância da iniciativa. “O Encontro é a oportunidade perfeita para um público recém-formado nas universidades locais se atualizar sobre as exigências e competitividade do mercado de trabalho rural. Muitos desses jovens assumirão os negócios da família ou irão administrar empresas de terceiros e precisam estar preparados para as particularidades do segmento agropecuário”, pontua.

Serviço

As vagas do 1º encontro de Jovens da Agropecuária são limitadas a 400 pessoas e as inscrições podem ser efetivas no site: http://senarms.org.br/encontro-jovens/ O local é o auditório principal do Sindicato Rural de Dourados, a partir das 18h30. O cronograma conta com duas palestras: Força Jovem: o novo protagonismo no agronegócio, ministrada pelo Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, às 19h40. Logo depois será a vez do palestrante Luciano Pires, escritor, cartunista, comunicador e diretor e apresentador do programa Café Brasil.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR-MS
http://senarms.org.br/

Matérias Relacionadas