Logo CNA

São Paulo

Em sintonia com a natureza
Tomate BANNER

Terapeuta integrativa, Helena Daidone revela sua experiência de participação no curso sobre tomates orgânicos oferecido pelo SENAR-SP em Franca

17 de agosto 2022

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Os produtos orgânicos estão conquistando um número cada vez maior de consumidores. De acordo com a pesquisa Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, realizada pela Associação de Promoção aos Orgânicos (Organis), houve um consumo 240% maior entre 2019 e 2021, do que o observado na pesquisa anterior. Os hortifrutis são, de longe, os orgânicos mais consumidos, com 75% do total dos entrevistados, que também consideram os produtos mais saudáveis – para quase a totalidade das pessoas consultadas.

Ter uma vida mais sintonizada com a natureza foi o que levou a terapeuta integrativa Helena Daidone (@helenadaidone) a se interessar por um curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Franca. Ela registrou em seu perfil no Instagram o resultado do cultivo de tomates, um dos produtos mais consumidos entre as olerícolas desse modelo. Ela conta que comprava tomates cultivados na agricultura tradicional, quando não conseguia encontrar os orgânicos. Foi então que surgiu a oportunidade de começar sua própria produção ao participar do curso, que foi realizado no período de março a agosto deste ano, no Sítio Verde Céu (@sitioverdeceu), da produtora Anna Paula Pucci.

Interessada em aprender todo o processo, Helena descreveu sua surpresa com a diversidade de cultivares que podem ser trabalhados na produção orgânica: Arezzo, Santino, Serato, Grape e Milão. “Nem sabia de tantas variedades. Até ser cativada pelo conhecimento desde sua raiz, conhecer e trocar saberes com pessoas realmente dispostas a encarar e criar a realidade que merecemos em sua pureza”, escreveu ela. Sobre o curso do SENAR-SP ela destaca a importância dos ensinamentos obtidos sobre planejamento, detalhes do preparo do solo e os benefícios do cultivo. Vale dizer que o programa é composto de sete módulos, que abrangem desde a sensibilização, preparo do solo, plantio, condução da planta, controle de pragas e doenças, frutificação, colheita e beneficiamento.

Em seu trabalho, Helena, 30, realiza terapias de Medicina Integrativa, como Reiki, massoterapia, alinhamento de Chakras, auriculopuntura, fitoterapia, entre outros tratamentos. Ao lado de seu companheiro, Ivan, 37, ela vem buscando outros conhecimentos que estejam em sintonia com a sua proposta de vida. Recentemente, os dois participaram juntos do programa intensivo de agrofloresta, além de manterem uma pequena horta orgânica em sua propriedade. Por enquanto, Helena afirma que o cultivo de tomates será para consumo próprio, mas não descarta a ideia de passar a vender o excedente da produção.

Cursos do SENAR

Para participar dos programas e cursos o interessado deve procurar um parceiro do SENAR-SP (Sindicatos Rurais, prefeituras conveniadas ou associações) de seu município ou próximo a sua região e fazer a inscrição. Para conhecer os cursos disponíveis, acesse o site https://faespsenar.com.br/cursos/.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas