Logo CNA

Goiás

Em portas fechadas, o Senar Goiás abre várias janelas
Simone capa1

18 de fevereiro 2019

Por: Revana Oliveira

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Depois de dez anos funcionando no Povoado de Samambaia, no município goiano de Luziânia, o mercadinho que a Simone da Cruz e o marido tocavam teve que fechar as portas. Calotes faliram o negócio. Com 35 anos, ela ficou sem saber como arrumar outra renda para sustentar a família. A única possibilidade de ganhar um ‘dinheirinho’ era com a venda de leite na fazenda do sogro. Mas a renda dos 80 litros produzidos lá não dava para manter ela, o marido e três filhos, dois deles morando em Anápolis para estudar.

Na fase dona de casa, ela pensou em fazer queijos para vender. Mas sabia que a qualidade não era das melhores. “Eu pegava o leite crú e frio, colocava coalho e sal e fazia aquele queijo comum da fazenda, que a gente aprende há muitas gerações”, ressalta. Foi aí que veio a ideia de se qualificar. Ela então pediu ajuda na Associação Rural de Samambaia para fazer um curso e aprender a fazer queijos e doces de qualidade. O pedido foi encaminhado ao Sindicato Rural de Luziânia.

Não demorou muito para que o Senar Goiás, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais, levasse para a região o curso de Produção Caseira de Derivados do Leite. “Lá eu me descobri, aprendi coisas que eu não tinha ideia, de aquecer o leite a 60 graus para matar as bactérias e até baixar a temperatura, para só então colocar o coalho. Doce, eu colocava muito açúcar. Aprendi que tem a quantidade certa, que não precisa gastar tanto”, relembra.

Simone terminou o curso num final de semana e na segunda-feira já colocou a mão literalmente na massa, ou melhor, na coalhada que dá origem aos queijos. Agora sabe produzir o frescal, a meia cura, muçarela, de trança e nó, além de doce de leite. Mas depois ela teve outra dúvida: onde vender os queijos e ganhar mercado? Simone sabia que em Luziânia e na região tinha muito produto. Ela e o marido, então, pegaram o carro, andaram 80 quilômetros e resolveram tentar a sorte na feira do Bairro Pedegral, em Novo Gama, no Distrito Federal. Apesar de ser longe, para Simone valeu a pena, isso porque os queijos frescal, meia cura e o doce de leite fizeram muito sucesso.


Em menos de um ano, ela já vende parte da produção também na feira principal de Novo Gama, que é realizada aos domingos. Por mês são vendidos 400 queijos e quase 100 quilos de doce. A média de preços de cada unidade é de R$ 15,00. “Eu tinha a matéria prima. O leite estava ali, mas eu não enxergava como ganhar mais dinheiro. O curso do Senar Goiás foi a luz numa hora em que a gente estava quase passando necessidade. É maravilhoso! Se todos soubessem como é interessante, não perderiam nenhum curso. Eu mesma não perco mais. Para minha família, foi de muita importância. Hoje, por meio do curso consigo fazer meus produtos com qualidade”, afirma.

Encomendas extras e sonhos

A fama dos queijos e doces se espalhou na região conhecida como Rabo de Cavalo, onde fica a fazenda. “Vem muita gente de Goiânia aqui nas fazendas vizinhas e o pessoal sempre encomenda os doces para levar, aí entra mais um lucrinho. Minha irmã também vende salgados e toda a muçarela que vai em mini pizza, pastel, é feita por mim, ” conta empolgada. Simone ainda faz biscoitos e pães de queijo, que também vende nas feiras.

A produção de leite deve aumentar nos próximos dois meses, porque tem muitas vacas que vão dar cria na fazenda. E com isso Simone espera fazer mais queijos. Ela planeja construir uma casa maior, com uma cozinha bem equipada e uma área exclusiva para fazer e estocar os queijos. Mas o grande sonho e ter uma fábrica. “Meu maior sonho e também do meu esposo é construir uma fábrica para produzir os queijos, ter a liberação do Serviço de Inspeção Federal, o (SIF), para exportar e conseguir um preço melhor”, espera confiante.

Cursos

A agenda do curso Produção Caseira de Alimentos/Leite, além de outros nas áreas de Promoção Social e Formação Profissional em sete cadeias - Apicultura, Fruticultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura - estão disponíveis no http://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/ps . Para mais informações, basta também procurar os Sindicatos Rurais em todo o estado.

Fotos: arquivo pessoal

Texto: Revana Oliveira

Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Matérias Relacionadas