Logo CNA

Rio Grande do Norte

Em Pau dos Ferros, curso de jardinagem do Senar/RN abriu portas para empreendedorismo
Whats App Image 2023 04 03 at 14 19 33

Atividades começam como hobby e acabam se tornando fonte de renda

3 de abril 2023

A capacitação profissional é determinante para quem deseja empreender. Muitas atividades se iniciam como hobby e acabam se tornando uma fonte de renda. Em Pau dos Ferros (RN), dois ex-alunos do curso de Jardinagem oferecido pelo Senar/RN em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros ampliaram os conhecimentos adquiridos no curso e hoje são empreendedores.

De desempregada à proprietária de atelier de flores, Patrícia Nogueira abriu o Flor de Mandacaru Atelier. O espaço possui uma enorme variedade de flores, folhas e ramos voltados para enfeites, arranjos, cestas, almofadas, mantas, peças para presentear e decoração em geral. No local, Patrícia conta com o apoio da família nas atividades do empreendimento.

Sem oportunidade de emprego na região, a empreendedora foi convidada pela presidente do Sindicato Rural do município para participar do curso de Jardinagem oferecido pelo Senar/RN, o treinamento foi o estímulo para que Patrícia buscasse mais conhecimento na área. O amor pela natureza e a oportunidade fez a empreendedora transformar sua casa no ateliê, o espaço que hoje está em fase de ampliação e deve vender produtos regionais como queijos e outros produtos derivados do leite.

Patrícia garante que está só começando. Além da venda das flores e plantas, a proprietária orienta como cuidar das flores, indica o melhor adubo e se for para decoração e presentes, ela também colabora com dicas. "Cada planta, cada flor tem uma adubação diferente e nós orientamos o passo a passo. Eu me vi sem emprego, com um neto recém-nascido em casa. Fiz o curso de Poda e de Jardinagem, fui me aperfeiçoando e, hoje, me dedico totalmente à atividade. Virou nossa fonte de renda", disse Patrícia, que ainda enfatizou que busca mais informações a cada dia, e quantos mais cursos o SENAR ofertar na região mais pessoas serão qualificadas.

"Patrícia Nogueira estava sem trabalho quando participou do curso e hoje eu vejo a importância do Senar, a empreendedora transformou sua vida e as ações que chegam aqui no interior é justamente para oportunizar pessoas. Patrícia se destacou e hoje é referência no município. Foi muito gratificante ver o crescimento profissional das pessoas por meio do Senar", destacou Edileuza Queiroz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros.

Patrícia Nogueira

VENDA DE MUDAS POR APLICATIVOS

Empreendedorismo e amor pela natureza também faz parte do ex-aluno dos cursos do Senar/RN de Jardinagem e de Produção de Mudas, Ari Pinheiro, iniciou fazendo pequenas mudas e, atualmente, transformou o quintal da sua residência em um espaço de produção e comercialização de mudas.

As mudas mais vendidas são as rosas do deserto, flores, mudas de frutíferas. Ari pretende ampliar o espaço e instalar uma estufa, em outro local, para produzir mais mudas. Hoje, ele comercializa por meio de aplicativos como whatsapp, instagram e o famoso boca a boca na cidade.

Ari explica que o cuidado com as matrizes é fundamental e que a cada dia ele busca novas descobertas sobre as plantas e tenta experimentos. "Agradeço muito ao Senar/RN que me deu essa oportunidade de cursos e de hoje eu produzir as mudas, ter uma renda extra. É muito bom desempenhar esse trabalho, ter mais uma ocupação", falou.

Ari Pinheiro

Conheça as cartilhas do SENAR/RN, faça o download gratuitamente:

Plantas Ornamentais: Jardinagem

https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar?termo=jardinagem&categoria =

Frutas – Produção de Mudas

Plantas Ornamentais – Propagação e Produção de mudas

https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar?termo=produ%C3%A7%C3%A3o+de+mudas&categoria =

Matérias Relacionadas