Em live, Senar debate os cuidados com a saúde mental
Senar Live Saude Mental

Evento virtual foi na quarta (14)

15 de setembro 2022
Por Senar

Deimiluce Coaracy (no topo da imagem); Gabriela Biaggio (à esquerda) e Thayanne Lima

Brasília (15/09/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu a live “Saúde Mental: um trajeto que se faz no caminho”, na quarta (14), para apresentar estratégias de cuidados e reflexões sobre o tema.

A coordenadora de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar, Deimiluce Coaracy, mediou a live, que contou com a participação das psicólogas e especialistas no tema Gabriela Biaggio e Thayanne Lima.

A íntegra da live está no link

“Saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis, relacionadas a nos sentirmos bem conosco e na relação com os outros. Atualmente, falar sobre esse assunto parece que nunca foi tão urgente”, ressaltou Deimiluce.

As psicólogas compartilharam orientações sobre comportamento empático para lidar com o sofrimento do outro; desenvolvimento de inteligência emocional; escuta ativa e atitudes que podem ajudar as pessoas a identificar suas reações para melhorar de forma proativa a vida e a saúde mental.

Gabriela Biaggio lembrou da necessidade de cuidado constante com a saúde integral para enfrentamento de momentos difíceis.

“O trajeto se faz no caminho quer dizer que as escolhas que fazemos ao longo da vida é que constroem a saúde mental, então, cuidar da alimentação, do sono, dos momentos de descanso e exercícios físicos são fundamentais”.

A psicóloga Thayanne Lima ressaltou a necessidade de entender o cuidado da saúde como um processo contínuo.

“Não paramos para cuidar da saúde mental, é necessário fazer isso o tempo inteiro. Da mesma forma que aprendemos as competências técnicas, é preciso aprender a lidar com as nossas emoções. O que você sente importa, mesmo aquilo que é desconfortável. As emoções movem a vida”, concluiu.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte