ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Em cinco anos, Senar/MS capacitou mais de 130 mil produtoras e trabalhadoras rurais
Curso Promocao Social

10 de março 2021
Por CNA

Resultado mostra que, com foco no dinamismo do agro público feminino procura, cada vez mais, por qualificação na área.

Quando o assunto é a busca por qualificação para liderar e produzir melhor, as mulheres estão cada vez mais empenhadas. Dados do Senar Mato Grosso do Sul mostram que, entre 2015 e 2020, mais de 130 mil produtoras e trabalhadoras rurais foram capacitadas nos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Este é o tema do #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (10). 

De acordo com levantamento da Unidade Educacional, o perfil dessas mulheres contempla faixa etária entre 25 e 45 anos. 

"Acompanhando os números, notamos o avanço na procura por inovação e na evolução do nível de conhecimento do público feminino, que se qualifica para atuar em um dos setores mais dinâmicos da economia. O agro tem exigências específicas e cada segmento passa por constantes transformações, assim como a mulher”, acredita a gerente da unidade, Luciana Baumhardt. 

Evolução também no atendimento no campo, conforme evidencia a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Em 2015 foram atendidas 265 produtoras rurais e, atualmente, i serviço contempla mais de 930, representando 24,1% do total de assistidos pelos programas. 

“A tecnificação e a dinamicidade estão no foco das produtoras que recebem o atendimento do Senar/MS nas principais cadeias produtivas do estado. Como gestoras, elas almejam propriedades mais sustentáveis, ampliam a diversificação de culturas, modernizam e otimizam a atividade, dentro e fora da porteira”, analisa o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos. 

O avanço no número de mulheres no emprego formal na agropecuária foi o assunto da matéria de #MercadoAgropecuário publicada na segunda-feira (08).