Logo CNA

Paraná

Em Castro, encontro de liderança rural reúne 215 participantes
Encontro Lideranca Rural Castro

Realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, evento promoveu conhecimento e incentivo ao protagonismo rural de forma dinâmica

1 de julho 2022

A região dos Campos Gerais recebeu o maior evento de liderança rural do Brasil. Nesta quarta-feira (dia 29), em Castro, mais de 215 produtores rurais, representantes de cooperativas e lideranças locais participaram do nono encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, idealizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, que incentiva a formação de novos líderes no campo. O encerramento da série de dez encontros acontece em São José dos Pinhais, nesta quinta-feira (30).

Na abertura do evento, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, definiu os produtores rurais, cooperativas e agroindústrias como o braço econômico do setor, enquanto o sistema sindical é o braço político. “O sistema sindical precisa ser forte porque é o representante legal do produtor rural. Para isso, precisa contar com a participação efetiva de todos os produtores desde a sua base nos sindicatos rurais, com líderes preparados e atuantes”, afirmou.

Segundo Meneguette, um dos objetivos desta mobilização é mostrar a importância da participação ativa nas ações que se desenrolam em todos os âmbitos políticos e econômicos no país. “As ações da base sindical também devem ter repercussão positiva nos próprios munícipios onde estão localizadas as propriedades e onde moram as famílias rurais. Espero que esse encontro sensibilize a todos e nos torne mais fortes para gerar renda com segurança e respeito compatível aos nossos esforços e importância na economia”, complementou.

0

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, agradeceu a presença dos representantes da comunidade rural e sindical, incluindo o Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais, que abrange 16 sindicatos da região. “Esta é uma oportunidade de pensarmos sobre o nosso processo de liderança enquanto produtores rurais e atores políticos, no sentido de defender nossos interesses, valores e princípios, calçados no respeito, liberdade e livre iniciativa”, destacou.

A consultora do Sebrae-PR Fabíola Cristiane da Costa falou sobre a idealização do encontro, que faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) do Sistema FAEP/SENAR-PR, criado em 2018. A metodologia foi desenvolvida em conjunto com a equipe técnica do Sebrae-PR, com orientação para aplicação dos conteúdos e formatos. A programa conta com o curso de Liderança Rural, que volta a ser ofertado nos sindicatos rurais a partir de julho.

0

Eduardo Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Castro

“O Sistema FAEP/SENAR-PR é exemplo por realizar um programa desse porte, com foco na formação de lideranças e na sua representação por todo o setor, o que fortalece o agronegócio e as cidades do Paraná. O Sebrae-PR colabora dessa transformação no meio rural paranaense”, elogiou.

0

Fabíola Cristiane da Costa, consultora do Sebrae-PR

Parte atuante deste processo de transformação no meio rural paranaense envolve as mulheres. Nos nove primeiros encontros da série “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, agricultoras e pecuaristas de todas as regiões do Paraná marcaram presença em grande número. “As mulheres estão cada vez mais presentes no sistema com o intuito de ajudar nas ações e mobilizações. Cada uma de nós tem o seu papel dentro do sindicato, município, associação ou propriedade”, destacou a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Lisiane Rocha Czech.

0

Lisiane Rocha Czech, coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP

Espaços interativos

Além de uma palestra sobre protagonismo com Luciano Salamacha, o evento contou com atividades dinâmicas em três espaços – Conquistas, Aprendizagem e Representatividade –, que formam a “Jornada do Conhecimento”. Os salões temáticos têm a proposta de fomentar o debate sobre pontos importantes do sistema sindical. Em grupos, os participantes percorreram cada um dos espaços, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer marcos históricos do Sistema FAEP/SENAR-PR e entender como funcionam os processos de formação de lideranças políticas.

0 0 0 0 0 0 0 0 0

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas