Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Do hobby ao lucro: rosas do deserto, cactos e suculentas viram fonte de renda para família de Costa Rica

Por: Leandro Abreu
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Com curso gratuito de floricultura do Senar/MS, mãe e filha aprenderam técnicas de rega, adubação e plantio, reduzindo mortalidade das plantas.
A produção de rosas do deserto, cactos e suculentas, que começou como um hobby, hoje se tornou mais uma fonte de renda para Josina de Souza e sua filha Jocimar Nogueira, do município de Costa Rica. Ao participarem do curso de Floricultura do Senar/MS, elas aprimoraram as técnicas de manejo, reduzindo os prejuízos e otimizando os resultados e os lucros. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.
“Antes do curso, a gente mexia com essas plantas com base em vídeos da internet, em dicas que o pessoal de floricultura orientava. Muitas vezes não dava certo e perdemos muitas plantas. Só depois do curso do Senar é que começamos a pegar o jeito. Aprendemos a melhor forma de fazer a rega, a adubação e a usar os melhores produtos”, detalha Jocimar.
O que começou como um hobby já dá lucro e ajuda nas contas da propriedade. “Chegou um dia que não estávamos mais tendo espaço para aquelas coleções e começamos a vender, melhorando bastante a renda. Hoje já estamos tirando um bom lucro”, destaca.
A mãe, Josina, acredita que capacitação é o caminho para que a atividade se torne cada vez mais rentável e profissional.
“Com a rosa do deserto, por exemplo, a gente mexia com um pouquinho de receio, porque ela é mais sensível. E no curso, aprendemos como regar, o jeito de plantar e ajudou bastante. A pessoa tem que perder o medo e seguir em frente. Se aparecer curso para fazer, faça. No começo perdi muitas plantas e com o curso já fomos aprendendo cada dia mais”, resume.
Para mãe e filha, observar as plantas crescendo sadias e bonitas é muito gratificante. "Mostra que estamos indo no caminho certo”.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube , e reportagens sobre Floricultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ .
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu