Logo CNA

Tocantins

Dirigentes sindicais destacam sucesso de Missão Técnica a Brasília
Whats App Image 2023 08 24 at 15 38 57

Comitiva esteve na FPA/IPA, no Congresso Nacional e na CNA

24 de agosto 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Os participantes da missão técnica do Programa Capacita Sindicato Rural – Formação de Líderes celebraram os bons resultados da iniciativa do sistema FAET/Senar, que tem a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e do Governo Federal.

Durante dois dias, a comitiva tocantinense participou de reuniões na Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, no Instituto Pensar Agro – IPA e na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Os dirigentes também tiveram agenda no Congresso Nacional, com uma reunião sobre Processo Legislativo na sala de sessões da Comissão de Agricultura e visitas técnicas às instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Whats App Image 2023 08 24 at 15 38 56 1

“Fico muito feliz de poder realizar esse programa que era um sonho nosso. Tenho certeza de que essa missão foi muito produtiva e espero que os presidentes e dirigentes sindicais levam os conhecimentos que adquiriram aqui aos demais colegas e aos produtores rurais do nosso estado”, destacou Paulo Carneiro, Presidente do Sistema FAET/Senar.

Para o Diretor Geral do Senar e Assessor da Presidência da CNA, Daniel Carrara, a iniciativa é extremamente válida e importante para a qualificação da representação sindical no Tocantins. “Mais do que apresentar o que a CNA faz para o produtor, essa iniciativa nos permite estar perto da base, dos sindicatos e da Federação, e receber informações para saber se estamos no rumo certo, se nossas prioridades são as mais adequadas”, destacou.

SUCESSO E SATISFAÇÃO

Para a presidente do SR de Augustinópolis, Cássia Cayres, a satisfação com a missão é uma prova do sucesso do programa. “Além dos conhecimentos, foi um momento de troca de informações, onde levamos demandas e informações à CNA do que está se passando na nossa região”, afirmou.

Rogério Moraes, presidente do SR de Paraíso e 1º vice-presidente da FAET, afirmou que a missão técnica foi de grande valia e que “é fundamental que o produtor conheça como as demandas do setor são tratadas e o que a CNA faz pelo produtor”. Para o presidente do SR de Lagoa da Confusão e 2º vice-presidente da FAET, Vanderlei Silva, “os conhecimentos são de grande valia e vamos levar aos nossos amigos presidentes de sindicatos”, garantiu.

Já o presidente do SR de Alvorada, Ronny César, destacou que os participantes do programa terão agora a missão de levar as informações aos produtores rurais de suas regiões. “A missão agora é nossa, só temos a agradecer ao presidente Paulo, à Rayley do Senar e a todos que nos deram essa oportunidade de estar em Brasília para esse aprendizado”.

A superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, que acompanhou a missão, destacou que “o objetivo é oferecer ao produtor rural uma representatividade sindical que atenda aos seus anseios, por isso a qualificação continuada é fundamental para oferecer os instrumentos necessários para esse trabalho e também dar aos dirigentes, informações atualizadas das ações em andamento e que, muitas vezes, o produtor não sabe que estão sendo feitas por ele”.

Whats App Image 2023 08 24 at 15 38 57 1

FECHAMENTO DA MISSÃO

No último dia da missão técnica em Brasília, os dirigentes sindicais tiveram agenda na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, para conhecer a estrutura da principal entidade do setor rural no país e saber das principais ações em benefício do produtor rural, fechando a programação na capital federal.

A recepção foi feita pelo diretor geral do Senar e assessor técnico da presidência, Daniel Carrara. Ele destacou que o setor rural ganhou relevância que ele merece, mostrou competência para produzir e competir internacionalmente e que os olhos se voltam para o setor. Por isso, ele entende que as entidades e em especial a CNA precisa estar atenta a todo tipo de interesse.

Na programação os dirigentes conheceram a estrutura técnica da CNA. O papel da diretoria da área é acompanhar as cadeias produtivas, tanto de produção agrícola como animal, e definir estratégias para garantir maior competitividade e segurança jurídica aos produtores brasileiros.

Na sequência foi a vez de mostrar a estrutura do Senar e as ações desenvolvidas para promover a educação profissional rural e promoção social, além da assistência técnica e gerencial, que no passado era exclusiva de órgãos do governo.

O Instituto CNA também foi apresentado à missão técnica do Sistema FAET/Senar. A proposta é fomentar novas tecnologias que facilitem a vida do homem do campo. De olho no produtor do futuro, o ICNA realiza pesquisas que buscam estabelecer projeções futuras e identificar as qualificações necessárias do produtor para esse novo tempo.

A agenda na CNA constou também com uma apresentação sobre as ações da diretoria de Relações Internacionais da entidade. Tida como os olhos da CNA para o mundo, o setor, além das relações institucionais no exterior, também promove os produtos brasileiros e busca oportunidades que atendam aos interesses do produtor brasileiro.

A pauta na CNA foi fechada com uma exposição sobre a área de relações institucionais e o trabalho realizado sobretudo no acompanhamento de projetos no legislativo, em torno de 6 mil projetos diretamente ligados ao agro.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Matérias Relacionadas