Diretor-geral do Senar debate comunicação do agro
Whats App Image 2022 04 20 at 09 30 47

Daniel Carrara participou na quarta (20) de evento da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA)

20 de abril 2022
Por Senar

Brasília (20/04/2022) – O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, participou, nesta quarta (20), de um debate promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, o ABMRA Ideia Café, para falar sobre as iniciativas de comunicação do Sistema CNA/Senar para conectar campo e cidade.

Carrara fez um panorama das ações e explicou os avanços que o Sistema fez ao longo dos anos devido à evolução tanto da produção rural quanto da comunicação no setor agropecuário.

O diretor-geral ressaltou que uma das ações é ampliar a classe média rural brasileira, atendendo o produtor que precisa receber informação, mas também aprender a se comunicar.

“Primeiro direcionamos a comunicação para o produtor entender a CNA e nosso trabalho para depois ensiná-lo a se comunicar com a sociedade e a desmistificar os preconceitos relacionados ao setor”, disse. “O agro é muito diverso, então a comunicação tem que ser feita por cadeia produtiva”, acrescentou.

Whats App Image 2022 04 20 at 09 29 04

Ele citou ainda algumas iniciativas como o Manifesto do Agro, criado para conectar a produção de alimentos à vida das pessoas da cidade e aproximá-las do meio rural. “O Manifesto foi necessário porque queríamos fazer a população se envolver com a nossa vida e linkar o alimento com o dia-a-dia delas”.

Sobre a comunicação com o mundo, Daniel Carrara afirmou que o Sistema tem feito algumas ações, como a abertura de escritórios estratégicos em alguns países, inclusive com a criação de projetos como o Agro.BR, voltado para dar visibilidade ao pequeno produtor rural no mercado externo, além de mostrar os dados do setor e fazer comparativos com outros países.

“Mostramos nossa produção sustentável, nossa legislação (código florestal), o que temos no País comparando com o resto do mundo. A melhor estratégica para fora é dar nossos números e dizer o que podemos entregar”.

Carrara finalizou ressaltando que o importante para o agro é se comunicar em todos os segmentos. “É um desafio muito grande porque nosso setor é imenso, com muitas interfaces. Então, toda ajuda é bem-vinda e estamos à disposição para a troca de ideias”.

Assessoria de Comunicação CNA