Logo CNA

Piauí

Dia de Campo mobiliza produtores em Baixa Grande do Ribeiro
Dia de campo Baixa Grande

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da Fazenda Tradição

3 de outubro 2018

Por: Ascom SENAR - PI

Piauí (03/10/2018) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Piauí (SENAR-PI), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e o Sindicato Rural de Baixa Grande do Ribeiro realizaram, na Fazenda Tradição, Dia de Campo do projeto ABC Cerrado.

Na abertura do evento o proprietário da fazenda, Claudinei Odilam Willms e o gerente técnico Alessandro Chaves Barbosa falaram sobre as técnicas de integração utilizadas na propriedade que iniciou com o cultivo de grãos e atualmente, também trabalha com a pecuária.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da propriedade, além de interagir com produtores, técnicos e adquirir novos conhecimentos. Para tanto, foram organizadas quatro estações para os produtores conhecerem na prática a armazenagem; produção de grãos; pecuária e maquinário agrícola.

Para Paulo Rocha, presidente do sindicato rural de Baixa Grande do Ribeiro, o projeto ABC Cerrado foi fundamental para a implantação de técnicas sustentáveis. “O conhecimento trazido pelo projeto mudou o conceito sobre cuidar das pastagens. Os produtores já estão buscando novos recursos para fazer análise de solo. Avalio de forma excelente a parceria Sindicato com o Sistema FAEPI/SENAR que tem contribuído para o desenvolvimento dos produtores de Baixa Grande do Ribeiro”, disse.

O produtor Vilmar fala da importância do trabalho no campo aliado a sustentabilidade. “Aprendemos que não precisamos desmatar, mas sim preservar as áreas já utilizadas. O projeto é nota 10, todo mundo deveria ter a oportunidade de conhecer o ABC Cerrado”, destaca.

O Projeto ABC Cerrado é uma parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Embrapa, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas do Banco Mundial. A iniciativa tem como propósito sensibilizar o produtor rural para a utilização de práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono. As tecnologias são Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas.

Através do Projeto, a produtora rural Fabiana adquiriu novos conhecimentos sobre o manejo do solo. “Descobri que a minha propriedade tem um potencial maior do que antes e colocarei em prática o que aprendi sobre a análise do solo e correção adequada para plantar”, reforça.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas