Logo CNA

Sergipe

Dia de Campo marca início da colheita do milho em Sergipe
51325378975 1a4618d382 c

Evento acontece no próximo dia 15 de outubro

7 de outubro 2022

A colheita do milho em Sergipe está em fase inicial e deve ser intensificada na segunda quinzena do mês de outubro. Para marcar o momento deste grão, que representa 52% da produção agrícola do estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe) realizará no próximo dia 15 de outubro, na Fazenda Carrapicho, em Carira/SE, um Dia de Campo com foco na colheita do milho. De acordo com o presidente do Sistema Faese Senar, Ivan Sobral, o evento tem o objetivo de levar conhecimento para o campo. “O município foi escolhido de forma estratégica, por ser o maior produtor do grão do estado e apresentar índice de produtividade acima da média nacional.”, reforça.

Segundo informações do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 divulgado nesta quinta-feira (6), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), embora o excesso de chuvas e a falta destas tenham provocado perdas pontuais, na maioria dos municípios as precipitações pluviométricas foram regulares e bem distribuídas ao longo do ciclo, contribuindo assim para um excelente desempenho das lavouras e, na maioria dos casos, atingindo produtividades recordes até mesmo entre os pequenos agricultores. Mais de 90% das lavouras, atualmente, estão em fase final de maturação, a colheita tende a se intensificar a partir da segunda quinzena de outubro, estendendo-se até dezembro.

Ainda segundo o acompanhamento da Conab, neste momento, a safra 2021/22 de Sergipe apresenta aproximadamente 4% de área colhida. No momento, os dados da Conab apontam uma área de 182.188 hectares, com produção total de 883.065 toneladas do grão, mas nesse levantamento não está sendo computado o milho destinado para silagem. Assim, a produtividade média do cereal ficou em 4.847kg/ha, tendo em vista que Poço Verde e Tobias Barreto registraram fortes perdas em virtude de estiagem.

Dia de campo

Para se preparar para uma boa colheita, os produtores de milho em grão terão uma boa oportunidade para conversar com profissionais da área. Durante o dia de campo, engenheiros agrônomos abordarão, sobre umidade do grão e estimativa de produtividade, armazenamento e pragas no pós-colheita, segurança na operação e manutenção de colheitadeiras de milho e análise do mercado do milho.

O evento é gratuito e tem como público-alvo, produtores, operadores de colheitadeira, gestores de empresas rurais, além de estudantes das ciências agrárias. O Dia de Campo Será realizado no dia 15 de outubro, na Fazenda Carrapicho, em Carira/SE, das 9h às 13h. Para participar, basta fazer a inscrição preenchendo o formulário aqui.

Curso de Operação e Manutenção de Colheitadeira

Para o produtor que deseja capacitar os operadores de colheitadeira, o Senar também realizará o curso de Operação e Manutenção de Colheitadeira para esse público. As vagas são limitadas, o curso tem carga horária de 12h e acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro no mesmo local. Para inscrição no curso de Operação e Manutenção, basta entrar em contato com o Agente Mobilizador Glebson, por telefone (79) 98178-2005 ou presencialmente na Sala do Produtor Rural, localizada na Secretaria de Agricultura do Município de Carira, rua João Batista dos Santos, S/N.

Matérias Relacionadas