Logo CNA

Santa Catarina

Dia de Campo incentiva práticas de preservação das bracatingas e incremento da produção de mel de melato
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Atividades iniciaram com abordagem teórica, enfatizando a anatomia das cochonilhas e como identificar o estágio reprodutivo para a dispersão.

12 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A Associação de Desenvolvimento Apícola do Rio Espingarda (Molimel) foi sede do Dia de Campo, reunindo produtores de Porto União, Matos Costa e Irineópolis. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Irineópolis.

O evento, acompanhado pela supervisora técnica da ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt e pela técnica de campo em Apicultura Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz , visou envolver os integrantes da ATeG dos três municípios, o grupo de Jovens Apicultores da Epagri e os produtores associados à Molimel.

O tema principal foi a dispersão de cochonilhas (insetos) para produção de mel de melato de bracatinga (espécie arbórea nativa do Brasil). A matéria-prima do melato é fabricada pelas abelhas a partir do líquido açucarado que as cochonilhas produzem ao se alimentarem da seiva da bracatinga.

As atividades iniciaram com abordagem teórica, enfatizando a anatomia das cochonilhas e como identificar o estágio reprodutivo para a dispersão. Na sequência, ocorreu a primeira etapa prática com a identificação das cochonilhas em estágio reprodutivo nas bracatingas, evidenciando o momento exato de fazer a coleta para o processo de dispersão e posterior manejo. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para fazer a dispersão de cochonilhas em algumas bracatingas da região. A iniciativa contou com a participação de mais de 35 produtores.

De acordo com Taiane ao considerar o crescente reconhecimento da cadeia produtiva do mel de melato da bracatinga, que recebeu recentemente o selo de identificação geográfica (IG) no Planalto Sul Brasileiro, agregando valor aos produtos tradicionais de regiões delimitadas, é de grande importância incentivar práticas que estimulem a preservação das bracatingas e o aumento da produção do mel de melato.

“Com a apresentação da técnica de dispersão de cochonilhas buscamos proporcionar a expansão da área de produção do mel de melato da bracatinga, favorecendo a implantação de bracatingais exclusivos para essa finalidade. Dessa forma, o apicultor pode determinar o tamanho e a localização da sua área de produção. Além disso, em momentos de menor produção de melato, os bracatingais infestados com cochonilhas podem fornecer alimento suficiente para as abelhas durante o inverno, representando uma excelente fonte de recursos tróficos”, destaca Taiane.

Também estiveram presentes no evento os extensionistas da Epagri, representante da Prefeitura de Porto União e a pesquisadora apícola e extensionista da Cidasc Maritza Martins Mansani .

ATEG APICULTURA EM SC

A Assistência Técnica e Gerencial possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e acompanham a evolução das propriedades. O programa também contempla visitas técnicas e Dias de Campo.

Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , a ATeG com foco para a apicultura atendeu, no período de 2016 a 2021, 386 propriedades em 56 municípios, totalizando mais de 22 mil horas de consultoria. “Neste ano, tivemos 12 grupos e as expectativas para 2023 são ainda melhores”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o trabalho da ATeG tem transformado as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “É gratificante chegar ao fim de mais um ano com resultados que demonstram o crescimento do setor, oportunizando produtos de qualidade e geração de renda”.

A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes , orienta aos produtores que quiserem participar do programa em 2023 para que procurem o Sindicato Rural de sua região. “Importante destacar que o acompanhamento personalizado é gratuito e os resultados são visíveis tanto na melhoria da gestão quanto na produtividade e na rentabilidade dos negócios”.

Por fim, o presidente Pedrozo ressalta que além dos expressivos resultados obtidos em 2022, o segmento conquistou outro grande avanço. “Criamos, com apoio da Associações de Apicultores e Meliponicultores (FAASC), a ATeG com foco para agroindústria apícola. O objetivo é agregar valor à produção dos pequenos e médios estabelecimentos produtores do estado. A produção do mel e seus derivados contribui para a excelência do agronegócio catarinense e queremos fortalecer cada vez mais esse segmento”.

Matérias Relacionadas