ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

“Dia da Família na Escola” contou com oficinas com foco para o agro
SITE VEJA TAMANHO 19

A programação, realizada em todas as regiões de Santa Catarina, contou com o apoio dos supervisores regionais do Senar/SC.

4 de maio 2022
Por Senar

Oficinas com foco para a horticultura, tecnologia, gestão da propriedade, prevenção de acidente de trabalho e primeiros socorros foram algumas das atividades que marcaram o “Dia da Família na Escola”, em diversas instituições de ensino do Estado de Santa Catarina. As ações nesta área foram conduzidas pelo Sistema FAESC/SENAR-SC, parceiro da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC) e FETRANCESC (SEST e SENAT) no âmbito do Movimento SC pela Educação, na promoção do evento que envolveu atividades em vários segmentos.

A programação, realizada em todas as regiões de Santa Catarina, contou com o apoio dos supervisores regionais do Senar/SC. Na APAE, de Imaruí, por exemplo, pais, professores e alunos se envolveram no cultivo de uma horta. A oficina contou com a participação efetiva do Sindicato Rural de Imaruí e alunos do colégio Carlos Gomes. “Foi um evento muito bom, promoveu a inclusão, participação de todos na preparação de uma horta com 10 canteiros. Os alunos ficaram maravilhados e envolvidos no processo. Os objetivos foram atingidos e, até mesmo, o tempo colaborou. O Instrutor Douglas Jacinto Machado conduziu os trabalhos com muita competência”, avalia a supervisora regional, Sueli Silveira Rosa.

Em função da chuva no oeste a oficina de Cordilheira Alta contou com simulação de uma mini horta no espaço interno da EEB Cordilheira Alta. As atividades foram conduzidas pelo instrutor Olavo Adelberto konig que demonstrou todo o processo do cultivo de uma horta, desde a manipulação, higiene, entre outros aspectos. A iniciativa contou com 124 pessoas que também participaram de atividades em outros segmentos e ainda levaram uma muda de planta para casa.

O supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, avalia que o dia foi produtivo e marcado por cooperação e integração entre os participantes. “Pelo interesse e envolvimento nas atividades percebemos que atingimos o nosso objetivo que foi incentivar pais e alunos a cultivarem uma horta em sua residência, seja casa ou apartamento”.

A técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC Nayana Setubal Bittencourt e o superintendente do Senar/SC Gilmar Zanluchi ocupam cadeira no Comitê Técnico Estadual do Movimento SC pela Educação. Para Nayana, o cultivo de plantas em casa é fundamental tanto para estimular a alimentação saudável quanto para que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades empreendedoras e apresentem melhor desempenho na vida escolar e no futuro como profissionais”, enfatiza Nayana.

Zanluchi reforça que a família deve estar presente no dia a dia dos alunos, auxiliando a desenvolver suas aptidões e apoiando na escolha profissional. “Estamos felizes pela oportunidade em voltar a promover o evento de forma presencial. Também ficamos satisfeitos em observar o envolvimento dos pais que acompanharam seus filhos e cooperaram para que as atividades fossem um sucesso”. 

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, entende que a presença da família na escola, tanto no meio rural quanto no urbano, é essencial. “É fundamental adotar atitudes proativas na educação deles, ou seja, acompanhá-los nas tarefas de casa, comparecer em reuniões da turma e em eventos da escola, por exemplo. E foi isso que aconteceu no último fim de semana. Tivemos muita participação dos familiares e educadores que não mediram esforços para que esse momento fosse especial para os alunos. Sem dúvidas, teremos um futuro com cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, conclui.

ESCOLAS CONTEMPLADAS COM AÇÕES DO SISTEMA FAESC/SENAR-SC

• EEB Manoel Ribeiro de Monte Castelo (supervisora regional Carine Weiss);

• EBMA Antonio Paschoal Apóstolo de Florianópolis (Técnica em FPR Nayana Setubal Bittencourt);

• Escola Nuperajo e Escola Fritz Lucht de Joaçaba (supervisor regional Jeam Palavro);

• EEB Nereu Ramos de Garaciaba (supervisora regional Grasiane Bittencourt Viêra);

• Conta Dinheiro EMEB e CEIM Professor Trajano de Lages (supervisora regional Stephanye Fanton);

• Centro CEIM Carlos Gomes e APAE de Imaruí (supervisora regional Sueli Silveira Rosa);

•  Santa Rita Educacional Ricardo Marchi de Rio do Sul (supervisor regional Darci Aloísio Wollmann);

•  Centro EEB Cordilheira Alta (supervisor Helder Barbosa).