Logo CNA

Deputados franceses visitam CNA para conhecer detalhes da produção agropecuária
Abre 190326 204120

Superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, explicou como o investimento em tecnologias e na sustentabilidade geram competitividade à produção brasileira

26 de março 2019
Por CNA

Brasília (26/03/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil recebeu, na terça (26), uma comitiva composta por parlamentares franceses e representantes da embaixada da França que estiveram na sede da entidade para conhecer detalhes da produção agropecuária brasileira.

Os deputados Patrice Anato e Daniele Obono esclareceram dúvidas sobre as práticas sustentáveis adotadas na agropecuária e o posicionamento da Confederação em relação às negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA

Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA

A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, afirmou que 66% do território brasileiro é coberto por vegetação nativa e, desse total, um terço está dentro das propriedades rurais privadas.

“Esse número demonstra que 564 milhões de hectares são preservados pelos produtores rurais. Essa área é maior do que o território da União Europeia”, disse a superintendente, acrescentando que o Brasil investe em práticas sustentáveis, especialmente em tecnologias voltadas para a baixa emissão de carbono.

Lígia explicou que a Confederação é favorável ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. “O acordo comercial resultará na ampliação de mercados e aumento de renda para o produtor no Brasil, contribuindo consequentemente para a preservação ambiental brasileira”, destacou a superintendente.

Daniele Obono, parlamentar francesa

Daniele Obono, parlamentar francesa

Essa é a primeira vez que os parlamentares visitam o Brasil. A deputada Daniele Obono afirmou que a missão tem o objetivo de verificar de forma mais específica a pauta relacionada à sustentabilidade e aos acordos de livre comércio.

“A reunião na CNA permitiu que nós entendêssemos como o setor agropecuário integra práticas de desenvolvimento sustentável. Essa pode ser uma ferramenta útil para enriquecer os mecanismos previstos nos acordos de livre comércio graças à experiência brasileira na área agrícola”, destacou a parlamentar.

Deputado Patrice Anato

Deputado Patrice Anato

O deputado Patrice Anato observou que a sociedade civil está comprometida com as questões relacionadas à sustentabilidade. “Durante os encontros que tivemos nessa missão, percebi que existe uma vontade real por parte do Brasil de colocar a questão do desenvolvimento sustentável no cerne dos acordos comerciais”, afirmou o parlamentar.

Também participaram da reunião os conselheiros agrícolas da Embaixada da França, Anne Bernard e Franck Foures, o assessor jurídico da Câmara dos Deputados da França, Julien Barbort, o coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, a coordenadora de Relações Internacionais, Camila Sande e o assessor técnico de meio ambiente da Superintendência Técnica da CNA, João Carlos De Carli.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Imagens: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte