Logo CNA

Sergipe

De analista de sistemas a produtor de leite
Agro do campo Pra Voce

Conheça a história do produtor Carlos Alberto, em Nossa Senhora da Glória (SE)

3 de outubro 2023

O produtor de leite Carlos Alberto, de Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe, tem uma verdadeira história de sucessão familiar, e foi com a ajuda da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que ele passou de analista de sistemas, por formação, a produtor de leite. A pedido do pai, que já estava idoso, Carlos Alberto Bezerra de Souza resolveu voltar de Salvador, onde estava trabalhando na área de formação, para ajudar o pai na criação do gado, em Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe. “Chegou um momento em que a idade pesou e ele pediu para que eu viesse embora para cuidar da propriedade”, conta.

De volta para a terra, encontrou uma realidade que não dava para ser mantida, o pai só trabalhava com o gado de corte e a renda que sobrava, só dava para pagar funcionário e o pai nem se importava com a produção de leite. Apesar de não ter conhecimento sobre a área e ter iniciado apenas para ajudar o pai, Carlos foi ganhando gosto pelo trabalho.
Em 2017 comprou mais animais, mesmo tendo resistência do pai, já que o objetivo era criação de gado para corte. “Hoje em dia eu vejo que o leite representa minha liberdade, meu sustento. Sinto muito orgulho de ser produtor e quero passar isso adiante, para que meu filho dê continuidade ao negócio”.

A maior renda dele é o leite, e ele confirma: “Valeu a pena, mudar de área”. Segundo Carlos Alberto, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foi extremamente importante para o seu crescimento na área. “Passei de uma produção diária de 100 litros de leite, em 2015, para 680 litros, em 2022, com média de produção de 20,5 litros de leite por vaca”, disse.

Hoje, após grandes mudanças, o produtor de leite deu continuidade ao trabalho do pai e não se arrepende de mudar de área. “Foi uma grande mudança, agradeço demais ao Senar Sergipe, com a presença dos técnicos, dos dias de campo e cada palestra, em que eu pude acreditar ainda mais e crescer”, relata grato. Hoje, com maior produção leiteira e ainda com controle de qualidade, ele vende para grandes laticínios.

A técnica de campo e médica veterinária Diana Matos, ao chegar na propriedade de Carlos Alberto percebeu que poderia agregar conhecimento ao produtor, relacionado ao manejo de bezerras, de vacas e de pré-parto. “Durante dois anos, nós conseguimos números fantásticos, com um bom manejo, conseguimos aumentar a produtividade individual das vacas, quando chegamos na propriedade, a média de produção era de 12,7 litros por vaca/dia e passou a ser 20,5 litros. Mas tudo isso só foi possível, porque ele acreditou no projeto e no nosso trabalho, além disso, incansavelmente estava sempre pesquisando e levando o melhor para o rebanho dele, por isso ele é um caso de sucesso”, reforçou a técnica de campo.

Atento às orientações, ele se preocupou com o manejo alimentar, seguindo o planejamento de silagem e hoje, a produção do alimento para o gado leiteiro mais que dobrou, mesmo sendo a mesma área plantada.

A ordenha que era manual, passou a ser mecânica, o que já garantiu um aumento na produção do leite, passou a fazer o acompanhamento do pré-parto, a separação das vacas dos bezerros. Em 2020, deu outro grande passo, com a inseminação artificial, o que aconteceu após palestras e capacitação da assistência. O melhoramento genético trouxe resultados ainda mais positivos.

Com o dinheiro a mais, além dos investimentos em tecnologias como o enriquecimento ambiental do bezerreiro, inseminação artificial e ordenha mecânica para aumentar a produtividade e garantir o melhor produto, ele também trocou de carro e hoje pode usufruir uma renda de uma estabilidade financeira ainda melhor.

A história de Carlos Alberto, está nas páginas do Livro ATeG Nordeste 2023 e está entre tantas outras, que o Senar já transformou, em Sergipe e em todo o Brasil.

Se você é produtor rural e quer, assim como Carlos Alberto, ter a vida transformada pelo Senar, as inscrições estão abertas para receber a Assistência Técnica e Gerencial, basta acessar aqui.

Carlos Alberto e técnica de campo Diana Matos

Matérias Relacionadas