Mato Grosso
Das três startups premiadas na 5ª edição do Start&UP, duas são do agro

Objetivo do programa é fomentar projetos inovadores no estado
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O AgriHub Space foi palco do Demoday na 5ª edição do Start&UP – Programa de Pré-Aceleração de Startup. O evento aconteceu dia 8 de outubro, no Space do Instituto AgriHub, em Cuiabá. O Demoday foi o momento que coroou todo o programa de pré-aceleração, onde os finalistas apresentaram suas startups para a comissão avaliadora, formada por investidores, e para a comunidade empreendedora de Mato Grosso, startupeiros, empreendedores tradicionais, pessoas interessadas em inovação e estudantes.
O programa é uma realização do Instituto AgriHub, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Sistema Educacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT). O objetivo do Start&UP é fomentar projetos inovadores e startups mato-grossenses que tenham ideia de modelo inovador.
Foram premiados três projetos, destes dois apresentaram soluções inovadoras para o agronegócio. Foram 88 inscritos, 33 selecionados e durante o processo foram classificados oito que ficaram para o Demoday. O programa de aceleração aconteceu de maneira híbrida, presencial e online, entre os meses de maio a outubro deste ano.
Entre as três startups premiadas estão: Mapa de Talentos - sportech focada no mercado de categorias de base do futebol; Rutech - plataforma de comercialização de máquinas agrícolas usadas e GR Pro Solutinons - agtech especializada em gestão agrícola, seja pecuária ou agricultura.
Em reconhecimento, as startups premiadas poderão usufruir do espaço físico “AgriHub Space” e ainda terão acesso a programas, eventos, ações e mentorias realizadas pelo Instituto AgriHub, além de outros prêmios oferecidos pelos demais realizadores.
“Para que novas soluções cheguem ao mercado e resolvam um problema real do produtor rural ou melhorem algum processo produtivo lá no campo, é necessário programas focados nas startups mais jovens, que estão ideando, validando ou começando suas operações. Esse é o papel do Start&UP: ajudar essas startups a começarem a sua jornada”, disse o líder agtech do AgriHub, Fábio Silva.
Durante cinco meses, as startups inscritas participaram de palestras, workshops, demoday e 50 horas de mentoria com profissionais de renome nacional. Também tiveram a oportunidade de debater e conhecer temas essenciais para uma startup como, por exemplo, validação e criação, modelos de negócio, mercados, conflitos, mitos e verdades, gestão de pessoas, vendas, marketing, Mindset, aspectos jurídicos, Media Training, entre outros assuntos.
Histórico do Start&UP - Desde a criação em 2018 até 2021, mais de 130 Startups já foram capacitadas pelo programa, mais de 400 empreendedores participaram, assim como projetos de mais de 25 cidades de Mato Grosso foram selecionados.
Metodologia do programa - A metodologia trabalha a pré-aceleração de Startups utilizando uma estrutura de Educação Empreendedora centrada em troca de experiências e práticas de mercado. O formato foi idealizado e validado em dezenas de projetos realizados de modo presencial e remoto. As atividades potencializam o mindset empreendedor de profissionais de qualquer segmento e trabalham a criação de negócios inovadores a partir de problemas, ideias e projetos científicos tecnológicos. Incluindo também a aplicação de ferramentas e métodos ágeis para validar demandas, identificar oportunidades, definir estratégias de mercado e desenvolver soluções sustentáveis (produtos e serviços).
Matérias Relacionadas

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Martha Gabriel traz reflexão sobre inovação para profissionais da pecuária
Inovação foi o tema da palestra de Martha Gabriel na manhã desta sexta-feira

Decisão do TRF torna Famato e o Imea “amicus curiae” em Ação Civil Pública
Com a preocupação em resguardar os direitos de propriedade do produtor rural de Mato Grosso, a Famato, representante legal da categoria, ingressou com um pedido de participação como “amicus curiae” na Ação Pública citada, o que foi deferido com a ressalva de que a entidade de classe poderá trazer benefícios à solução do caso

Famato apoia evento que promove aproximação entre pesquisadores e produtores rurais
Federação foi anfitriã do "Workshop Rumo ao Crescimento Sustentável: Oportunidades para a Agropecuária Mato-grossense na Era da Economia Circular"

Famato participa de reunião com governador para tratar das invasões a propriedades rurais
Entidades defendem o direito de propriedade, constitucionalmente protegido por lei

Presidente do Sistema Famato recebe Moeda Honorífica da Polícia Militar
Honraria é para as autoridades civis e militares que apoiam de forma relevante a PMMT

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros