Logo CNA

São Paulo

Cursos do SENAR-SP contribuem no combate a incêndios

Em Novo Horizonte, o curso é realizado há quatro anos e já capacitou mais de 600 participantes.

17 de dezembro 2021

Por: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Fonte: SENAR - SP

Em algumas regiões do Estado de São Paulo, os incêndios apresentam maior incidência, provocando prejuízos econômicos em pequena ou grande escala, colocando em risco a vida dos moradores dessas localidades, trazendo sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e ao agronegócio. As causas para o aumento dos incêndios em 2021 são inúmeras e incluem a combustão espontânea por falta de chuvas, o ar seco, a geada deste ano, as queimadas descontroladas e, em alguns casos, até mesmo criminosas.

Esta também é uma realidade no município de Novo Horizonte, que fica no noroeste do Estado de São Paulo e tem sua economia fortemente baseada na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Desde 2017, o Sindicato Rural oferece, por meio do SENAR-SP, o curso de Incêndio - Prevenção e Combate no Campo, o que contribui sensivelmente para reduzir os danos causados pelos incêndios, a partir do momento que capacita agentes para lidar com esse tipo de situação.

Materia15 12 foto1

De acordo com a coordenadora do Sindicato Rural, Andreia Amâncio, até o hoje já foram realizados 126 cursos para mais de 600 participantes, entre funcionários de usinas sucroalcooleiras da cidade e região e trabalhadores de propriedades rurais que são fornecedoras para essas usinas.

O curso é dividido em uma parte teórica, aplicada nas dependências do Sindicato, e outra prática, que acontece nas usinas. Nas aulas, eles recebem orientações técnicas de prevenção e combate de incêndio em locais com potencial de risco, visando maior segurança às pessoas, instalações, propriedades e ao meio ambiente. "O curso tem sido essencial para evitar casos de acidentes com os profissionais envolvidos", comenta Andreia.

O presidente do SR de Novo Horizonte, José Carlos Rodrigues de Almeida, comenta que foi salientado por supervisores das usinas e fornecedores a qualidade da atividade ministrada pelo SENAR-SP. "Segundo eles, os cursos foram de grande valia para combater os princípios de incêndios na região, uma vez que os colaboradores se encontravam aptos para aplicar as técnicas adequadas no combate de incêndio no campo, trabalho este executado com segurança e eficiência", declara Almeida.

Matérias Relacionadas