Logo CNA

Minas Gerais

Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG)

19 de outubro 2020

Por: SENAR MINAS

O aumento da criação de bubalinos, somado à busca por mais opções de alimentos para quem tem alergia ao leite de vaca ou simplesmente quer variar o cardápio, estimulou o Sistema Fameg/Senar/Inaes a elaborar o curso de Trabalhador Artesanal na Pasteurização do Leite e na Fabricação de laticínios e afins / Derivados do Leite de Búfala.

Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG)

Mauro Mansur e Aline Machado, instrutores do SENAR MINAS, com os produtos feitos pelos alunos do curso

Os instrutores Aline Machado e Mauro Mansur estiveram no município de Umburatiba, no Vale do Mucuri, onde ministraram o curso piloto Derivados do Leite de Búfala para produtores rurais da região e da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), da Bahia.

“Tivemos a participação de 11 produtores rurais e alguns deles viajaram cerca de 400 quilômetros, vindo das cidades de Itambé e Vitória da Conquista, na Bahia, só para participar do curso. Eles ficaram bastante satisfeitos e disseram jamais terem visto um evento tão proveitoso. Todos garantiram que voltarão para mais treinamentos”, contou o mobilizador Cirânio Celestino de Souza.

Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG) - SENAR MINAS

“No curso contamos com a participação de pequenos produtores que já produzem alguns derivados, especialmente aqueles já elaborados com o leite de vaca, fato que não valoriza a qualidade de seus leites, tampouco traz o retorno financeiro adequado, devido à excessiva competitividade pelo mercado”, relatou Mauro Mansur, que acrescentou: “o curso permitirá ao produtor explorar as qualidades do leite de búfala, notadamente o seu elevado teor de matéria seca [gordura, proteínas e minerais], fazendo com que alcancem rendimentos de fabricação que chegam até 43% superiores aos obtidos com o leite de vaca”.

Durante o treinamento os participantes aprenderam a elaborar as variedades Burrata, Boursin, Stracciatella, Fiore di Latte, Caccio Cavallo, Iogurte, Buba Azul - queijo mofado similar ao Gorgonzola - e outros formatos de “pasta filata”, como Manta, Nozinho e Trança.

Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG) - SENAR MINAS

“O interesse dos participantes foi enorme. No curso eles tiveram conhecimento de toda a tecnologia da produção de queijos e outros derivados nobres, que têm uma excelente demanda no mercado. Aprenderam a trabalhar todas as técnicas de qualidade, higiene segurança alimentar e processamento preconizadas pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes em seus cursos”, explicou a instrutora Aline Machado.

O evento foi promovido em Umburatiba pelos Sindicatos dos Produtores Rurais de Águas Formosas e Machacalis, com supervisão do gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes, e do analista regional do Senar, Cleberty José Ferreira.

Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG) - senar minas