Logo CNA

Mato Grosso

Curso mostra novas formas de utilização da carne suína
02 10 fev transformacao caseira carne suina comodoro 53

Moradores de Comodoro ampliaram conhecimentos sobre embutidos e defumados da carne suína.

10 de fevereiro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Em Comodoro, 12 moradores da Gleba Zambam concluíram na sexta-feira (04.02), o treinamento de Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural e trouxe novos aprendizados aos participantes.

Imagem

Defumador

Segundo a presidente da Associação Bom Futuro, Marta Fernandes, os processos que eles estavam acostumados a fazer eram caipiras. “Às vezes a gente pensa que sabe trabalhar com a carne do porco, mas é de forma caipira e aqui a gente aprende um jeito melhor”, destaca.

A capacitação tem carga horária de 40 horas e foi ministrado pelo instrutor credenciado Bruno Castro. O curso ensina sobre processos de defumação, cortes e desossa da carne suína, armazenamento e embalagem, seleção e qualidade da carne, processamento de salga úmida, dentre outros.

Além dos conhecimentos culinários, o curso também ensinou a fazer o defumador que vai ficar instalado na associação. O produtor rural Vilmar Santos Rosa aprovou o aprendizado sobre os cortes, os defumados e o defumador. “O defumador é simples, qualquer um pode fazer no seu sítio. Deu super certo e os alimentos ficaram muito saborosos”.

Nielissa dos Santos tem uma propriedade rural na Gleba e também agradeceu a oportunidade. “Eu fiquei bem feliz com a produção que tivemos aqui, esse foi o meu primeiro treinamento e gostei tanto que os próximos que tiverem eu também vou querer participar”, destaca.

Crédito das imagens: Bruno Castro

Matérias Relacionadas