Logo CNA

Minas Gerais

Curso inédito no Brasil ensina a criar frangos em áreas com placas de energia solar

10 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

Produtores rurais que têm placas de energia fotovoltaica em suas propriedades agora podem contar com uma nova fonte de renda: criar aves na mesma área onde ficam os equipamentos. Essa forma de trabalhar foi apresentada, nessa quinta-feira (27), durante o curso de Avicultura Básica na zona rural de Jaíba – bem a tempo do Dia da Avicultura, comemorado nesta sexta-feira (28).

O curso, que tem a sua versão tradicional, foi ministrado seguindo a nova proposta de trabalho. Inédito no Brasil, o treinamento coloca o Sistema FAEMG/SENAR/INAES como importante parceiro do projeto “O Sol é para Todos”, criado pelas empresas Ser-Tão Solar e Envert, que constroem miniusinas para viabilizar a obtenção de energia solar por pequenos produtores.

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif; o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Pereira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, Ciro de Souza Paula; o diretor de projetos da Envert, Guilherme Veloso; e o diretor da Ser-tão Solar, Walter Abreu acompanharam o lançamento do curso, ministrado para oito produtores já inseridos no projeto.

Curso inédito no Brasil ensina a criar frangos em áreas com placas de energia solar

Placas fotovoltaicas instaladas em área piloto no município de Jaíba (MG)

Pioneirismo e lucro

“A proposta não é só a parceria na criação de galinhas e energia solar, apostamos em algo maior. Com este modelo, estamos pensando no produtor rural, no trabalhador, na sustentabilidade ambiental, social e tecnológica, mas, principalmente, na econômica. Acreditamos que isso vai gerar muitos frutos. A energia fotovoltaica veio para ficar. É mais limpa, sustentável e barata. Quanto mais integrarmos, quanto mais aproveitarmos as áreas, maior o nosso sucesso”, destaca Christiano Nascif.

Para Nascif, o curso de Avicultura integrada a áreas com placas fotovoltaicas abre caminho para outros modelos, como o consórcio com fruticultura, apicultura, piscicultura, ovinocultura e criação de outros pequenos animais - propostas para agregar mais valor ao trabalho do produtor, aproximando-o do consumidor.

Mercado aquecido e demanda alta

Segundo o instrutor do curso, José Racine Freitas, a viabilidade do frango e do ovo é excelente, com mercado aberto e em constante crescimento. “A demanda é altíssima e faltam produtores. O mercado está adormecido no Norte de Minas e precisamos acordá-lo. O SENAR consegue passar para os produtores o conhecimento técnico para que eles consigam levar a produção do início ao fim com garantia de sustentabilidade”.

Curso inédito no Brasil ensina a criar frangos em áreas com placas de energia solar

A partir da esquerda: Ícaro Nogueira, técnico do ATeG Fruticultura na região; Ciro Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso; Dirceu Pereira, gerente regional, José Racine, instrutor de Avicultura; e Christiano Nascif, superintendente do SENAR MINAS

Racine sempre acreditou na energia solar e na avicultura. “Aproveitando esse espaço de sombreamento, tela, pasto e fator humano, a gente consegue viabilizar ainda mais essa criação. Precisamos chamar os produtores e parceiros para nos ajudarem. Tenho certeza que o projeto será um grande salto para o Norte de Minas, especialmente para o pequeno produtor”, afirma.

Presenças

Entidades parceiras do Sistema FAEMG/SENAR/INAES compareceram ao lançamento do curso, como a Codevasf, representada pelo Assistente Técnico em Desenvolvimento Regional, Jacson Oliveira Gonçalves; o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), com o diretor regional para o Norte de Minas, Guilherme Ramos, e a assessora Márcia Versiani; e o diretor financeiro do Sicoob Credinor, Carlos Genuíno.

O deputado estadual Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas, e o secretário de Agricultura de Matias Cardoso, Jesus Magno Ataíde Silveira, também prestigiaram o evento.

Curso inédito no Brasil ensina a criar frangos em áreas com placas de energia solar

Matérias Relacionadas