Logo CNA

Mato Grosso

Curso ensina beneficiamento de pescado em Terra Nova do Norte e participantes projetam renda extra
Whats App Image 2023 03 30 at 10 33 48 rotated

Participantes já projetam transformar esse conhecimento em renda extra

31 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Glacir dos Santos têm dois tanques de peixes tabatinga e piau em Terra Nova do Norte, há cerca de quatro anos. Neste mês de março, ele adquiriu outros conhecimentos para ampliar o negócio e concluiu o curso “Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos, defumados, beneficiamento e conservação do pescado”, na Comunidade São Pedro Canarinho.

Dentre os ensinamentos que mais chamaram atenção estiveram a linguiça de peixe, peixe empanado e peixe defumado. “Eu não sabia que dava para fazer tudo isso, o conhecimento que eu tive foi tudo novo”, afirma. Por enquanto a produção tem sido para consumo próprio, mas a meta é transformar em uma renda extra. “Sabendo as técnicas que eu aprendi, pretendo processar e comercializar essas receitas no futuro”.

Segundo a instrutora credenciada ao Senar-MT, Aline Ghiotti, a baixa oferta de derivados de peixes nos mercados torna as receitas ensinadas nos cursos, ainda mais atrativas. “São produtos diferentes que não são comuns nas prateleiras. Por exemplo, ensinamos a fazer calabresa de peixe, salame de peixe, peixe pizza, refeição com peixe defumado, sempre considerando a qualidade segundo os órgãos de inspeção sanitária”.

De acordo com a profissional, o curso também ensina produção em maior escala para aqueles que pretendem trabalhar com agroindústria. “Eles podem vender não somente o peixe inteiro, mas peixe inteiro sem espinhas, os processados como o hambúrguer de peixe, nuggets de peixe, costela salgada, salame, calabresa e linguiça frescal”, explica.

O treinamento foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. Em Terra Nova do Norte existem 48 comunidades rurais e nove agrovilas, o que torna os cursos ainda mais importantes, segundo o presidente do Sindicato Rural, Paulo Ricardo da Silva. “O pessoal pede bastante curso e tem dado resultado. Este de pescado, por exemplo, foi um curso muito bom, todo mundo gostou e acreditamos que irá ajudar na renda dos nossos produtores rurais”, destaca.

Programação – Este mesmo treinamento está previsto para acontecer em abril nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Apiacás, Novo Horizonte do Norte, Juara e Várzea Grande. Os interessados que morem nestes ou em outros municípios, devem procurar o Sindicato Rural que atende a sua localidade para verificar as datas e as turmas disponíveis. No site do Sistema Famato é possível verificar os contatos de todos os 94 Sindicatos. Acesse: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Selo

Matérias Relacionadas