Logo CNA

Mato Grosso

Curso ensina a fazer suplementos para reduzir gastos com compra de rações
Whats App Image 2023 03 27 at 18 58 34

Moradores de Tangará da Serra concluíram o curso de produção de suplementos na propriedade rural

20 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Um treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, ensina a produzir suplementos para ruminantes a baixo custo. Moradores de Tangará da Serra concluíram essa capacitação e, com isso, poderão reduzir gastos com rações durante o período da estiagem.

O engenheiro agrônomo Kelvin Iti Kabeya, já irá aplicar os ensinamentos no seu dia a dia. “O feno picado será uma técnica que eu vou agregar na propriedade, porque ele é útil tanto na produção de gado de leite quanto gado de corte”, afirma.

Com carga horária de 40h, o treinamento “Produção de Suplementos na propriedade rural” ensina conceitos nutricionais, fórmula dos suplementos, qualidade dos ingredientes, estimativa de consumo, período de tratamento, custo dos ingredientes, entre outros. Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Rodolpho Casadei, é ensinado até sobre o sistema digestório dos animais para evitar doenças e mortes.

“Aprendendo as partes anatômicas e suas funcionalidades evita quadros de intoxicações e até mesmo mortes dos animais, que podem ser causados por excesso de algum nutriente ou de ureia. Também são evitadas doenças metabólicas entre outros problemas ligados a sub ou superalimentação dos ruminantes”, destaca.

O curso apresenta todos os nutrientes essenciais para o bem-estar dos animais, como proteínas, vitaminas, energia, gordura, água e minerais. Além disso, ensina a produzir alimentos de origem concentrada (rações) e volumosa (fibrosos).

Neste curso de Tangará da Serra, a aula prática ensinou suplementação volumosa de cana de açúcar corrigida com ureia e sulfato de amônio (volumoso energético), feno picado de capim elefante (volumoso energético), feno picado de folha de mandioca (volumoso proteico) e raiz de mandioca desidratada (ração energética).

Para o estudante Francisco Falcão, o curso agregou conhecimento para auxiliar na época da seca. “Estou cursando técnico em agronegócio e o treinamento me deu ainda mais base para atuar dentro de uma propriedade rural”, avalia.

Carlito de Almeida está se capacitando para trabalhar no setor pecuário. Ele já havia feito um curso de confinamento de bovinos e agora concluiu o de suplementação animal. “Aprendi muita coisa para agregar nas empresas e fazendas em que for trabalhar”, afirma.

Para este primeiro semestre, estão previstos cursos nos municípios de Vila Rica, Alto Araguaia e Alto Taquari. Para verificar as datas e os locais, entre em contato com o Sindicato Rural de cada município. No site do Sistema Famato, estão disponíveis os contatos de todos os 94 Sindicatos de Mato Grosso. Acesse: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Selo

Matérias Relacionadas