Logo CNA

Mato Grosso

Curso do Senar/MT capacita profissionais que irão atuar em cantinas rurais
05112020041210

Curso ensina a fazer pratos nutritivos e atender as conformidades e normas de segurança alimentar para os colaboradores das empresas rurais.

6 de novembro 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Cantina Rural. Este é mais um treinamento ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) em parceria com os Sindicatos Rurais. A ideia é capacitar profissionais para fazer pratos nutritivos e atender as conformidades e normas de segurança alimentar para os colaboradores das empresas rurais.

A capacitação tem o objetivo de ensinar o participante a produzir refeições e a elaborar cardápios saudáveis voltados para a cozinha rural. O treinamento tem carga horária de 20 horas e aborda conteúdos como biossegurança alimentar, conservação e armazenamento de alimentos, pirâmide alimentar e manipulação de receitas.

Neste ano, o treinamento já foi demandado duas vezes pelo Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos. Segundo o mobilizador, Júlio César Rodrigues da Cunha, a procura pelo curso é alta. "No último treinamento, fechamos uma turma e três participantes ficaram na fila de espera".

O mobilizador acrescenta que o treinamento proporciona a oportunidade de produzir boas refeições sem desperdícios nutricionais. "O curso agrega bons conteúdos e ensina produzir com qualidade, sem perdas e com muito sabor".

Além de atender as necessidades de empresas rurais com mão de obra capacitada, o curso proporciona aos participantes a oportunidade de renda através da abertura do próprio negócio. O aprendizado também pode ser utilizado para o melhor aproveitamento dos alimentos em casa.

Para a merendeira, Terezinha Aparecida da Silva Cruz, o treinamento além de auxiliar na sua profissão, proporcionou conhecimentos para o aproveitamento de produtos naturais do campo. "Aprendi a fazer pão, pudim de abóbora, brigadeiro de mandioca, feijoada light e várias outras receitas".

Nova Ubiratã e Nova Mutum realizaram o curso de Cantina Rural no mês de outubro. Para o primeiro semestre de 2021, outros 10 municípios já solicitaram a realização deste treinamento.

Matérias Relacionadas