Curso de Produção Artesanal de Alimentos promove resgate cultural em Rio Preto
Capacitação foi realizada pelo SENAR Minas em parceria com o sindicato rural do município
Resgatar memórias: Esse foi um dos objetivos do curso de Produção Artesanal de Alimentos realizado na Comunidade do Funil, em Rio Preto, resultado da parceria entre o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Preto e o SENAR Minas. O evento reuniu 11 participantes.
“A proposta era incentivar os participantes a levarem para as aulas alimentos que produzem em seus quintais e até mesmo objetos que trazem lembranças. Tudo foi utilizado na montagem de um cardápio cultural”, explica a instrutora Lígia Vidigal. Segundo ela, foram levados frutas, verduras, queijos e doce de leite. Além de peças em artesanato de crochê, pintura em garrafa, e objetos antigos, como bules, canecas, um mancebo e uma balança.
“A turma esteve muito interessada com relação à proposta do resgate cultural. Houve muito comprometimento e muita colaboração de todos os participantes. As receitas trabalhadas durante as aulas foram pamonha assada na folha de bananeira, receita da avó de uma das participantes; broa de queijo, famosa na região; e um delicioso café de garapa, servido no encerramento do curso”, destaca Lígia. Além das produções referentes ao resgate cultural, foram produzidas receitas de bolos, pães, roscas e biscoitos.
A mobilizadora Altina Marques destacou a importância de trabalhar o resgate: “É um estímulo porque resgatamos aquilo que está esquecido no tempo. Além disso, os cursos, como um todo, contribuem para o aumento da autoestima dos produtores, que saem felizes com os novos aprendizados”.
Renda
Uma das participantes, Rosa Maria Gomes, afirma ter considerado o curso excelente. “Além de trabalhar o resgate da cultura do nosso local, o aprendizado foi imenso.” Entre os participantes, o senhor Teófilo José Francisco de Souza, que já comercializa itens produzidos em seu quintal na feira de Rio Preto, afirma que irá acrescentar biscoitos e pães em seus quitutes.
Valdir Arlindo de Paiva destacou o curso como incentivo para incrementar a renda. Para Nattany Machado de Almeida, “as oportunidades oferecidas pelo Senar Minas aos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares são muito importantes. Aprendemos, podemos aumentar nossa renda, e ainda tem o convívio social.”
“Feira do Funil”
O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Rio Preto, Álvaro Luiz de Oliveira, destaca a importância do evento como oportunidade de melhoria da renda e da qualificação do trabalhador rural. “O incentivo é muito grande. Tanto é que os produtores ex-alunos dos cursos oferecidos por meio da parceria já estão se mobilizando para a criação da ‘Feira do Funil’, onde serão comercializados produtos desenvolvidos a partir das aulas.”
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br