Logo CNA

São Paulo

Curso de motivação fortalece profissionais em usina de açúcar e álcool

Funcionários da Usina Nardini, em Vista Alegre do Alto, participaram de programa do SENAR-SP sobre cultura de trabalho positiva

30 de março 2022
Motivacao BANNER

Colaboração, respeito e empatia são capazes de transformar um local de trabalho. Essa foi a visão adotada pelo departamento de Recursos Humanos da Usina Nardini, em Vista Alegre do Alto. Com assistência do SENAR-SP, lideranças setoriais da indústria de derivados da cana-de-açúcar passaram por uma formação que inclui temas como práticas motivacionais e psicologia das necessidades humanas. A ideia é que, em poder de conhecimentos sobre temas psicológicos e organizacionais, a cultura de trabalho da usina fomente o alinhamento de expectativas e deveres entre as equipes.

Nova demanda 

Segundo Augusto César dos Santos, coordenador do SENAR-SP que atua no município, a parceria com a Usina é de longa data. “Eles sempre requisitaram cursos agrícolas, como tratorista, colhedor de cana e aplicador de defensivos. E, do nosso lado, sempre incentivamos a empresa a trabalhar também a promoção social”, diz.

A mudança de chave aconteceu no segundo semestre do ano passado, por iniciativa do departamento de Recursos Humanos. “Eles acharam interessante trabalhar com aspectos de motivação interna e externa, satisfação, hierarquia das necessidades humanas”, conta. A Usina solicitou a realização de dois cursos, oferecidos simultaneamente às turmas: um sobre liderança, e outro de motivação. “Fomos em frente e, como resultado, o conteúdo agregou muito aos profissionais, complementando a formação técnica”, observa Augusto.

Fator humano em foco 

O curso “Motivação de Equipes” tem oito horas de duração, com palestras e atividades dinâmicas como rodas de conversa. Os alunos aprendem técnicas de motivação amparadas na psicologia, como a de reforço e recompensa e a do positivo – negativo – positivo. Por se tratar de um curso direcionado a líderes de setor, como chefes de balança, colheita e escritório, também são ensinadas ferramentas de relacionamento com a equipe.

O curso de liderança de equipes tem a mesma carga horária. Entre os conteúdos, estão a explicação sobre os diferentes perfis de líderes e suas habilidades, como estabelecimento de metas, administração do tempo e avaliação dos trabalhos executados.

Durante o mês de novembro de 2021, o SENAR-SP promoveu cinco edições de cada um dos cursos na Usina Nardini, totalizando 80 horas de treinamento. Cada turma reuniu entre 15 e 20 pessoas.

“Nas palestras, colocamos em pauta a questão do respeito com os subordinados, de se colocar no lugar do outro. E tivemos um feedback importante, porque eles adquiriram uma nova visão do ser humano. Esse foi um ponto que tocou muito. A vida não é só produzir e produzir, tem que pensar na pessoa que produz na sua saúde e motivação a longo prazo”, observa Augusto.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas