Logo CNA

Sergipe

Curso de Drone e Mapeamento no Agro gera oportunidades para aumentar a renda
Foto bruno

Treinamento abordou as principais regras para realizar voos seguros dentro das normas estabelecidas pela Anac

6 de março 2024

Por: Samara Fagundes

Fonte: Ascom Sistema Faese/Senar

A profissão de piloto de drone entrou nas listas de cargos que estão em alta em 2024, uma delas foi divulgada pelo Linkedin. Com um olhar sobre essa demanda de utilização desse pequeno veículo aéreo não tripulado no setor agrícola, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Sergipe leva qualificação por meio do Curso de Formação Profissional Rural (FPR).

O curso de Drone e Mapeamento no Agro foi realizado pelo Senar Sergipe, nos dias 04 e 05 de março, no município de Itaporanga D'Ajuda, mobilizado pela Sala do Produtor Rural. O curso, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas, teve como objetivo capacitar os alunos para operar drones de forma segura e eficiente, além de ensinar técnicas avançadas de mapeamento que podem ser aplicadas no setor agrícola.

De acordo com a metodologia educacional do Senar, o curso de FPR visa aumentar a renda do trabalhador, promover a autogestão no trabalho, a autonomia, proatividade e empregabilidade. Com a demanda no mercado, o serviço é ainda mais valorizado quando se tem especialização com capacidade técnica.

Ana Santos, engenheira agrícola, explicou que o curso abordou as principais regras para realizar voos seguros dentro das normas estabelecidas pela ANAC, fazendo uso de softwares para planejamento de voos automatizados e para o processamento de imagens com foco na geração de mapas e produtos digitais.

"Os alunos capacitados pelo Senar conseguem se destacar no mercado, oferecendo um leque maior de produtos gerados com imagens de drone. Com as técnicas aprendidas, é possível detectar falhas de plantio, doenças e plantas daninhas, além de fazer a gestão agrícola de forma mais eficiente", destacou Ana.

Gerardo Alves Celestino é produtor rural, ele produz maracujá, pimenta e cria gado de leite e ressaltou a importância da capacitação. "Eu adorei, não sabia que tinha todo esse leque de oportunidades no mundo dos drones. Estou com minha mente fervendo de ideias de como posso começar, pois são muitas possibilidades. Antes eu pensava em trabalhar com pulverização, mas hoje sei que existem outras formas rentáveis e mais baratas para começar a prestar o serviço, como o mapeamento das culturas ", afirmou Gerardo.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, destacou a importância da qualificação profissional para o setor agrícola. " Os drones têm se tornado ferramentas indispensáveis para monitorar e otimizar as operações agrícolas e abre novas perspectivas para a qualificação da mão de obra no campo, oferecendo aos profissionais a oportunidade de se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico ", ressaltou Ivan.

Matérias Relacionadas