Logo CNA

Alagoas

Curso de confecção de máscaras do Senar gera renda em meio à pandemia

No município de Mar Vermelho, uma professora vendeu 300 máscaras nos 15 primeiros dias de produção

6 de maio 2020

Por: Ascom Senar Alagoas

No município de Mar Vermelho, uma professora vendeu 300 máscaras nos 15 primeiros dias de produção

O curso online e gratuito de Confecção de Máscaras de Proteção oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi criado para que produtores, familiares e profissionais do campo pudessem se proteger da covid-19 durante a realização de suas atividades laborais. Mas ganhou uma importância ainda maior, passou garantir a sobrevivência financeira de inúmeras famílias. Muitas pessoas que tiveram a rotina de trabalho interrompida pela pandemia hoje aproveitam a oportunidade de capacitação do Senar e comercializam as máscaras que produzem.

É o caso da professora de educação infantil Roseane Maria, do município de Mar Vermelho, Zona da Mata alagoana, a 105 quilômetros da capital Maceió. Roseane fez o curso em abril. Nos primeiros 15 dias, produziu cerca de 400 máscaras e vendeu mais de 300. “Isso foi de grande ajuda para a renda familiar, uma contribuição tanto no pagamento das contas, quanto na compra de alimentos. Além disso, é gratificante saber que estou ajudando na prevenção deste vírus”, comenta.

Confeccionar e vender máscaras de proteção também é a estratégia adotada pela artesã e instrutora do Senar Alagoas, Mari Jane Cabral dos Santos, moradora de Maceió, para enfrentar o período de isolamento social. “Com a pandemia tudo ficou muito difícil. As lojas de artesanato fecharam, a feirinha aonde eu trabalho também e eu fiquei sem renda nenhuma”, contextualiza.

Mari Jane calcula que já produziu mais de 600 máscaras. “Vendo para minhas clientes do artesanato, que indicam para outras pessoas e assim as encomendas vão chegando. Já fiz para restaurantes, médicos, para o Senar e sempre tenho um feedback muito positivo do meu trabalho. Eu sobrevivo principalmente do artesanato, mas, neste período, são as máscaras que estão me dando a minha alimentação, ajudando a pagar meus medicamentos, entre outras despesas. Graças a Deus, não tenho do que reclamar”, afirma.

Capacitação do Senar
O Curso de Confecção de Máscaras de Proteção do Senar é uma excelente oportunidade de aprendizado e geração de renda durante o isolamento social. Sem qualquer custo, quem participa da capacitação online, aprende a confeccionar máscaras eficientes no combate à covid-19. Os modelos são simples e podem ser feitos com materiais disponíveis em casa. Um deles não requer costura, basta uma tesoura e uma camiseta usada.

A carga horária total do curso é de 2 horas, divididas em 7 dias de aulas. Qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode se matricular. As ferramentas de aprendizagem incluem conteúdo online, vídeos, atividades interativas e monitores à disposição para o esclarecimento de dúvidas. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação.

Para ser informado sobre abertura de novas turmas e se matricular, basta acessar o site http://ead.senar.org.br/cursos/qualidade-de-vida/confeccao-de-mascaras-de-protecao/ .