Logo CNA

Mato Grosso

CT Sorriso é referência em treinamento agrícola no Médio Norte
10 11 out CT Sorriso 4 scaled

Mais de 230 treinamentos foram realizados neste ano

17 de outubro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O polo tecnológico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em Sorriso se tornou referência como centro de treinamento agrícola no estado. A instalação que funciona em parceria com o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt) recebe em média oito turmas de capacitação por semana e estima encerrar o ano de 2022 com a realização de cerca de 300 cursos na unidade, superando a estimativa inicial do Plano Anual de Trabalho que era de 235.

0

A novidade deste último quadrimestre é a chegada de novos maquinários na unidade: um Trator T7, uma empilhadeira e uma pá carregadeira. Segundo o supervisor do CT pelo Senar-MT, Fábio Pires, a ampliação de maquinários contribui para a melhoria dos treinamentos. “Se o instrutor vem ministrar a teoria e possui à disposição os maquinários para ensinar a prática, o aluno sai do curso muito mais capacitado e conhecendo a realidade dos maquinários que ele encontrará no campo”.

Entre os municípios de Sorriso (20 km) e Lucas do Rio Verde (30 km), o local dispõe de infraestrutura de salas de aula, galpões de máquinas e oficinas. Além de disponibilizar dois hectares para área prática dos cursos. Graças à estrutura para treinamentos, o espaço é referência e recebe turmas de diversos municípios.

0

Ainda segundo o supervisor, o resultado das capacitações pode ser conferido na plataforma Colheita de Talentos do Senar-MT. “ Cada vez mais empresas buscam currículos que possam agregar ao mercado de trabalho, com base nas capacitações e experiências com a prática do campo”.

Polos Tecnológicos – Atualmente, há 11 polos tecnológicos distribuídos em 10 municípios mato-grossenses. Dentre eles, alguns já estão em pleno funcionamento enquanto outros estão em fase de documentação, planejamento e construção.

0

Segundo o gerente de operações do Senar-MT, Wlademiro Neto, cada CT carrega consigo uma particularidade. Eles são divididos entre: Polos DNA Senar, polos especializados e polos Senar-MT/ IMAmt. “Apesar dos objetivos específicos de cada um, todos atuam para atender o produtor rural ofertando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado”.

São 65 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados.

As demandas para treinamentos nos polos tecnológicos são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação.

Selo

Matérias Relacionadas