Logo CNA

Sergipe

Criadores de ovinos participam de curso de casqueammento em Tobias Barreto
CURSO OVINOS

14 de junho 2021

Por: Do Senar Sergipe

Prevenir doenças relacionadas ao casco dos ovinos foi o principal objetivo do treinamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE no povoado Poço da Clara, município de Tobias Barreto. O curso aconteceu nos dias 7 e 8 de junho e reuniu 14 criadores de ovinos.

O curso tem carga horária de oito horas. Os principais temas abordados foram: o que é o casqueamento e a sua importância, como é feito o casqueamento, os principais problemas no casco e o manejo correto do rebanho durante o casqueamento. O treinamento foi ministrado pelo zootecnista Marcos Felipe que destacou a importância do curso.

“O casqueamento em ovinos é muito importante, pois promove para o produtor uma observação de como está o casco dos animais. O casco é o principal apoio para o animal andar e se sustentar. Quando ele tem algum problema de casco, pode surgir problemas como por exemplo, a podridão do casco decorrente do acúmulo de unidade e o crescimento excessivo do casco dos animais. O curso também ajuda o produtor a melhorar o sistema de rebanho.

CASQUEMAENTO 1024x768

O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Poço da Clara, Jocineu de Souza Santos, explica que o curso trouxe técnicas importantes para os produtores de ovinos da região que sofriam com problemas nos cascos dos animais.

“Gostaria de agradecer a parceria que nós temos com o Senar, Faese e o Sindicato de Tobias Barreto para a realização desse curso de ovinos para a nossa comunidade de casqueamaento de ovinos. Nós estamos em uma região com muitos criadores de ovinos e este problema de casco ocorre muito na região, mas tecnicamente a maioria dos produtores não sabe como amenizar essa situação e este curso foi importante para gente”, afirma Jocineu.

CASQUEAMENTO2 1024x768

Matérias Relacionadas