Logo CNA

Sergipe

Criadores de camarão reduzem custos na produção após um ano de atendimento da ATeG
Whats App Image 2023 06 07 at 16 19 11

Desde a preparação do solo até a despesca, foram adotadas medidas que resultaram em economia

9 de junho 2023
Produtores de camarão compartilham resultados após um ano de ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) tem desempenhado um papel fundamental na transformação da carcinicultura em Sergipe. Após um ano de atendimento e orientações dos técnicos de campo do Senar Sergipe, os criadores de camarão têm a oportunidade de apresentar os resultados alcançados e evidenciar a transformação de suas propriedades.

A ATeG tem o foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. “Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.”, explica a coordenadora da ATeG, Taynã Matos.

A primeira apresentação de resultados aconteceu no município de Pacatuba, no último sábado (03), com o grupo do técnico de campo Gustavo Barros. Já na quarta-feira (07), em Indiaroba, foi a vez do técnico de campo Sidney Sales reunir os produtores para compartilhar informações e receber orientações do instrutor Matheus Pinto.

Gustavo Barros, técnico de campo, ressaltou a importância de mostrar aos produtores a relação custo-benefício ao longo de um ano de acompanhamento. Medidas como controle da qualidade da água, povoamento e biometria contribuíram para a redução de custos. “Durante esse período, foram implementadas boas práticas, personalizadas de acordo com cada propriedade, resultando em melhorias técnicas e gerenciais.”, explica Gustavo Barros.

Desde a preparação do solo até a despesca, foram adotadas medidas que resultaram em economia. Por exemplo, um simples treinamento de funcionários gerou resultados significativos na economia de ração, já a venda direta do camarão aumentou em 32% a renda do produtor. Outras estratégias incluíram o tratamento do solo, com a medição do pH utilizando um aparelho de baixo custo e o uso de calcário que tem um valor acessível, resultando em economias significativas.

Além disso, os produtores foram incentivados a monitorar o consumo de ração e a realizar cortes se necessário, gerando uma economia de até 10 mil reais por ciclo de cultivo.

Dentre os produtores, destacam-se aqueles que alcançaram reduções significativas de custos. Thiago Sobral reduziu os gastos com alimentação, Jinaldo Menezes diminuiu o tempo por ciclo de produção e Fábio Costa também obteve redução no tempo de ciclo. Outro produtor conseguiu dobrar a capacidade de produção ao realizar o rebaixamento do solo, investindo apenas mil reais.

Outro exemplo de sucesso foi o investimento de 300 reais em tábuas e telas para modificar o manejo de troca de água, o que resultou em um aumento de 40% no tempo de cultivo. Além disso, os camarões, que antes não chegavam a 7 gramas em 90 dias, agora alcançam 8 gramas em apenas 60 dias.

No município de Indiaroba, o técnico de campo Sidney Sales destacou nesta quarta-feira (07), o desempenho de três produtores ao longo de um ano: Paulo Sérgio Pereira da Costa, Valdemir Alves Salgado e Carlos Tadeu Silva Rosa. O instrutor Matheus Pinto abordou a estratégia de manejo aquícola para o controle físico-químico do ambiente e sua relação direta com a produtividade. Durante a palestra, os profissionais lembraram a importância da avaliação dos parâmetros de qualidade da água, como pH, amônia, alcalinidade, essenciais para o equilíbrio do sistema e o melhor desempenho dos camarões.

“A Assistência Técnica e Gerencial tem proporcionado resultados promissores para os produtores de camarão em Sergipe, com orientações especializadas e personalizadas, aliadas à adoção de práticas sustentáveis e eficientes, a carcinicultura no estado tem se fortalecido, garantindo melhores resultados econômicos e contribuindo para a qualidade de vida dos produtores.”, reforça o presidente do Sistema Faese/Senar Ivan Sobral.

Produtores se destacam por atender as orientações do técnico de campo do Senar

Matérias Relacionadas